Aula sobre Grandezas Inversamente Proporcionais

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


Inicie a aula citando aos alunos que o tema "Grandezas Inversamente Proporcionais" é muito importante para o cotidiano dos estudantes, pois está presente em diversas situações do dia a dia, como, por exemplo, na relação entre velocidade e tempo, entre quantidade de trabalhadores e tempo de trabalho, entre quantidade de material e tempo de produção, entre outros.

Exemplo prático:

Se uma torneira enche um tanque em 6 horas, quanto tempo levaria para encher o mesmo tanque com duas torneiras iguais a essa?". Os alunos devem registrar o problema em seu diário de bordo.


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "Grandezas inversamente proporcionais" e explicar a importância desse assunto para a educação financeira dos alunos.

  2. Etapa 2 - Diário de bordo

    Divida a turma em grupos de 3 a 5 alunos e explique como funcionará a atividade. Os alunos devem criar um diário de bordo sobre o tema. Cada grupo deverá criar um diário com os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução.

  3. Etapa 3 - Problema

    Esse o momento dedicado ao planejamento e à pesquisa do projeto. Distribua cartolina aos alunos e, cada grupo, deverá escolher um problema relacionado ao tema e descrevê-lo no campo "Problema" do diário de bordo.

  4. Etapa 4 - Geração de alternativas

    Essa etapa é destinada à construção de testes e protótipos. Os grupos deverão pensar em alternativas para resolver o problema escolhido e descrevê-las no campo "Geração de Alternativas" do diário de bordo. Nesse momento, circule pela sala para tirar possíveis dúvidas e instigar os alunos nesse processo de criação.

  5. Etapa 5 - Solução

    Os grupos deverão escolher a melhor alternativa e descrevê-la no campo "Solução" do diário de bordo.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos diários de bordo

    Cada grupo deverá apresentar seu diário de bordo para a turma e explicar como chegaram à solução do problema escolhido. Nesse momento, estimule os alunos a participarem fazendo perguntas e considerações sobre o assunto.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    O professor irá avaliar os diários de bordo com base nos critérios de avaliação definidos previamente. Além disso, aproveite para fechar a aula reiterando sobre o tema e coletando feedback sobre a atividade com os alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver problemas que envolvam variação de proporcionalidade inversa entre duas grandezas.
  • Estimular a criatividade e a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem.
  • Promover a construção do conhecimento de forma significativa, por meio da metodologia ativa _Cultura Maker_.

Critérios de avaliação

  • Utilização correta da sentença algébrica para expressar a relação entre as grandezas inversamente proporcionais.
  • Participação ativa e criativa dos alunos durante a aula.
  • Clareza e objetividade na apresentação das soluções e dos exemplos práticos.
  • Reflexão crítica sobre a metodologia utilizada na aula.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos e contextualizados sobre o tema.
  • Estimular a participação ativa e a criatividade dos alunos durante a aula.
  • Fazer a correção das soluções e das apresentações dos alunos, orientando a turma em caso de dúvidas.
  • Estimular a reflexão crítica sobre a metodologia utilizada na aula.

Ações do aluno

  • Registrar o problema, as alternativas geradas, a solução final, os exemplos práticos e o desafio proposto em seu diário de bordo.
  • Participar ativamente da aula, gerando alternativas e soluções para os problemas propostos.
  • Apresentar suas soluções e exemplos práticos de forma clara e objetiva.
  • Refletir criticamente sobre a metodologia utilizada na aula, destacando pontos positivos e negativos e sugerindo melhorias para as próximas aulas.