Aula sobre Grandezas Inversamente Proporcionais

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


Antes de iniciar a aula, é importante contextualizar o assunto para os alunos. Explique que grandezas inversamente proporcionais são aquelas que, quando uma aumenta, a outra diminui na mesma proporção. Por exemplo, se a velocidade de um carro aumenta, o tempo que ele leva para percorrer uma distância menor. É importante que os alunos entendam que essa relação é inversa, ou seja, quando uma grandeza aumenta, a outra diminui.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique a importância das grandezas inversamente proporcionais no nosso dia a dia. Peça aos alunos para compartilharem exemplos práticos presentes no dia a dia deles. Busque incentivar os estudantes a participarem da discussão e a compartilharem suas ideias sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Divida os alunos em grupos de 4 a 5 pessoas. Compartilhe com eles o estudo de caso que você preparou sobre o tema "grandezas inversamente proporcionais”. Aproveite este momento inicial para mostrar os recursos e materiais disponíveis para que eles possam criar seus infográficos: cartolinas, canetinhas, réguas, tesouras e outros. Explique também para que serve e como deverá ser construído o infográfico a ser entregue ao final da atividade por cada grupo.

  3. Etapa 3 - Estudo de caso

    O caso deve ser apresentado em um texto curto e claro, com exemplos práticos que ilustrem o problema envolvendo grandezas inversamente proporcionais. É importante que o estudo de caso contenha perguntas que possam ajudar os alunos a entenderam a problemática. Aproveite para apresentar um estudo de caso que, além de envolver a Matemática, também envolva outros temas e disciplinas, como física, química, geografia e outros. Por fim, oriente os estudantes a lerem o caso e a discutirem com seus grupos sobre as informações relevantes.

  4. Etapa 4 - Criação do infográfico

    Apoie cada grupo na criação de seus respectivos infográficos, destacando os resultados e pontos-chave do estudo de caso. Peça para usarem os recursos e materiais disponíveis de maneira criativa e planejada.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos infográficos

    Os grupos devem apresentar seus infográficos para a turma. Incentive a participação de todos os alunos, tire as dúvidas deles e faça perguntas que estimulem o pensamento crítico e o raciocínio lógico de todos.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Promova discussões coletivas sobre as grandezas inversamente proporcionais apresentadas nos estudos de caso e sobre os resultados e pontos-chave destacados no infográfico.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos para esta atividade, tais como participação, entendimento do tema, criatividade e entrega do infográfico. Incentive também os alunos a avaliarem seus próprios desempenhos e a compartilharem suas opiniões sobre a atividade.

  8. Etapa 8 - Encerramento

    Encerre a aula reforçando os conceitos aprendidos e incentivando os alunos a continuarem estudando o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver problemas que envolvam variação de proporcionalidade inversa.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de trabalhar em grupo.
  • Desenvolver a capacidade de comunicação e apresentação de ideias.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de resolver problemas que envolvam variação de proporcionalidade inversa.
  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Clareza e objetividade na apresentação dos infográficos.

Ações do professor

  • Apresentar o estudo de caso de forma clara e objetiva.
  • Conduzir a discussão em grupo e em sala de aula.
  • Avaliar o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos.

Ações do aluno

  • Participar da discussão sobre o tema.
  • Ler o estudo de caso, definir o problema e realizar a pesquisa.
  • Criar e apresentar os resultados da pesquisa por meio de um infográfico.