Aula sobre Grandezas Inversamente Proporcionais
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Exemplos práticos:
Para ajudar os alunos a entender melhor o conceito de grandezas inversamente proporcionais, é importante apresentar exemplos práticos. Por exemplo, se um trabalhador recebe R$ 20,00 por hora de trabalho, quanto ele receberá se trabalhar apenas metade do tempo? Outro exemplo é o de um carro que percorre uma distância de 200 km em 4 horas. Qual será a distância percorrida em 8 horas?
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e explique o conceito de grandezas inversamente proporcionais. Aproveite para contextualizar o assunto aos alunos, mostrando exemplos práticos de situações em que esses números são utilizados, além de tirar as dúvidas deles.Etapa 2 - Estações
Divida a turma em grupos de no máximo 4 a 5 alunos e peça para que cada grupo vá para uma estação. Em cada estação, os alunos irão realizar uma atividade diferente sobre grandezas inversamente proporcionais. É importante que cada grupo passe por todas as estações. As atividades podem ser:Estação 1: Jogo de cartas - os alunos irão jogar um jogo de cartas em que terão que identificar situações em que representam grandezas inversamente proporcionais.
Estação 2: Desafio- os alunos terão que resolver um problema envolvendo grandezas inversamente proporcionais.
Estação 3: Criação - os alunos terão que criar uma sentença algébrica para expressar a relação entre as grandezas inversamente proporcionais.
Etapa 3 - Dinâmica dos 3 Qs
Ao final de cada estação, peça aos estudantes para avaliarem a atividade com base nos critérios estabelecidos pela Dinâmica dos 3 Qs: ‘Que bom’, ‘Que pena’ e ‘Que tal’. Analise o impacto da aula no processo de ensino-aprendizagem e colete informações dos estudantes que possam ser aplicadas como melhorias nas próximas atividades.Etapa 4 - Discussão em grupo
Cada grupo, após ter passado por todas as estações, deverá discutir as atividades realizadas, compartilhando com os colegas seus desafios e aprendizados. Importante que os membros do grupo compartilhem suas respostas e tirem as dúvidas entre si. Ao longo desse processo, circule pela sala e auxilie os alunos na discussão.Etapa 5 - Exemplos práticos
Para aprofundar ainda mais no tema, apresente exemplos práticos de situações em que as grandezas inversamente proporcionais são utilizadas. Deixe claro o uso e seus benefícios.Etapa 6 - Socialização
Na última etapa, os alunos devem socializar os problemas criados e as grandezas criadas. Incentive a participação de todos os alunos e esclarecer possíveis dúvidas.Etapa 7 - Avaliação
Avalie o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos e nas intencionalidades pedagógicas. É importante que a avaliação seja formativa, ou seja, que o professor possa identificar as dificuldades dos alunos e ajudá-los a superá-las.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas envolvendo grandezas inversamente proporcionais.
- Estimular a criatividade e a capacidade de expressão dos alunos.
- Promover a interação e a colaboração entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Capacidade de resolver problemas envolvendo grandezas inversamente proporcionais.
- Capacidade de criar problemas envolvendo grandezas inversamente proporcionais.
- Participação e colaboração nas atividades proposta e na criação da dinâmica dos 3 Qs.
Ações do professor
- Apresentar o tema da aula e explicar o conceito de grandezas inversamente proporcionais.
- Orientar os alunos durante as estações.
- Avaliar o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos.
Ações do aluno
- Resolver problemas envolvendo grandezas inversamente proporcionais.
- Criar problemas envolvendo grandezas inversamente proporcionais.
- Participar e colaborar nas atividades propostas.