Aula sobre Grandezas Inversamente Proporcionais

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Antes de iniciar a aula, é importante contextualizar o assunto para os alunos. Explique que grandezas inversamente proporcionais são aquelas que, quando uma aumenta, a outra diminui na mesma proporção. Por exemplo, se a velocidade de um carro aumenta, o tempo que ele leva para percorrer uma distância menor. É importante que os alunos entendam que essa relação é inversa, ou seja, quando uma grandeza aumenta, a outra diminui.

Exemplos práticos:

Para ajudar os alunos a entender melhor o conceito de grandezas inversamente proporcionais, é importante apresentar exemplos práticos. Por exemplo, se um trabalhador recebe R$ 20,00 por hora de trabalho, quanto ele receberá se trabalhar apenas metade do tempo? Outro exemplo é o de um carro que percorre uma distância de 200 km em 4 horas. Qual será a distância percorrida em 8 horas?


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique o conceito de grandezas inversamente proporcionais. Aproveite para contextualizar o assunto aos alunos, mostrando exemplos práticos de situações em que esses números são utilizados, além de tirar as dúvidas deles.

  2. Etapa 2 - Estações

    Divida a turma em grupos de no máximo 4 a 5 alunos e peça para que cada grupo vá para uma estação. Em cada estação, os alunos irão realizar uma atividade diferente sobre grandezas inversamente proporcionais. É importante que cada grupo passe por todas as estações. As atividades podem ser:

    Estação 1: Jogo de cartas - os alunos irão jogar um jogo de cartas em que terão que identificar situações em que representam grandezas inversamente proporcionais.

    Estação 2: Desafio- os alunos terão que resolver um problema envolvendo grandezas inversamente proporcionais.

    Estação 3: Criação - os alunos terão que criar uma sentença algébrica para expressar a relação entre as grandezas inversamente proporcionais.


  3. Etapa 3 - Dinâmica dos 3 Qs

    Ao final de cada estação, peça aos estudantes para avaliarem a atividade com base nos critérios estabelecidos pela Dinâmica dos 3 Qs: ‘Que bom’, ‘Que pena’ e ‘Que tal’. Analise o impacto da aula no processo de ensino-aprendizagem e colete informações dos estudantes que possam ser aplicadas como melhorias nas próximas atividades.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Cada grupo, após ter passado por todas as estações, deverá discutir as atividades realizadas, compartilhando com os colegas seus desafios e aprendizados. Importante que os membros do grupo compartilhem suas respostas e tirem as dúvidas entre si. Ao longo desse processo, circule pela sala e auxilie os alunos na discussão.

  5. Etapa 5 - Exemplos práticos

    Para aprofundar ainda mais no tema, apresente exemplos práticos de situações em que as grandezas inversamente proporcionais são utilizadas. Deixe claro o uso e seus benefícios.

  6. Etapa 6 - Socialização

    Na última etapa, os alunos devem socializar os problemas criados e as grandezas criadas. Incentive a participação de todos os alunos e esclarecer possíveis dúvidas.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos e nas intencionalidades pedagógicas. É importante que a avaliação seja formativa, ou seja, que o professor possa identificar as dificuldades dos alunos e ajudá-los a superá-las.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas envolvendo grandezas inversamente proporcionais.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de expressão dos alunos.
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de resolver problemas envolvendo grandezas inversamente proporcionais.
  • Capacidade de criar problemas envolvendo grandezas inversamente proporcionais.
  • Participação e colaboração nas atividades proposta e na criação da dinâmica dos 3 Qs.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e explicar o conceito de grandezas inversamente proporcionais.
  • Orientar os alunos durante as estações.
  • Avaliar o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos.

Ações do aluno

  • Resolver problemas envolvendo grandezas inversamente proporcionais.
  • Criar problemas envolvendo grandezas inversamente proporcionais.
  • Participar e colaborar nas atividades propostas.