Aula sobre Grandezas Inversamente Proporcionais

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Antes de iniciar a aula, é importante contextualizar o assunto para os alunos. Explique que as grandezas inversamente proporcionais são aquelas que, quando uma aumenta, a outra diminui na mesma proporção e vice-versa. Por exemplo, a velocidade e o tempo de viagem são grandezas inversamente proporcionais, pois quanto maior a velocidade, menor será o tempo de viagem e vice-versa.

  1. Etapa 1 - Pré-aula

    Envie para os alunos um vídeo ou texto que explique o conceito de grandezas inversamente proporcionais e disponibilize para os alunos assistirem ou lerem antes da aula. O texto deve ser simples e objetivo, com exemplos práticos. Os alunos devem fazer anotações e levantar dúvidas para serem discutidas em sala de aula.

  2. Etapa 2 - Dinâmica dos 3 Qs

    Na sala de aula, os alunos devem criar um _template_ de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom!”, “Que pena!”, “Que tal?!”. Explique como funciona a dinâmica e como ela será utilizada para avaliar a atividade.

  3. Etapa 3 - Exposição do conteúdo

    Faça uma exposição sobre o conteúdo, utilizando exemplos práticos de grandezas inversamente proporcionais com ilustrações para facilitar a compreensão dos alunos.

    Peça para que os alunos acompanharem e fazerem anotações que julgarem necessárias para o desenvolvimento da atividade.


  4. Etapa 4 - Resolução de problemas

    Forneça papel, caneta, lápis e borracha para os alunos fazerem exercícios que envolvam grandezas inversamente proporcionais. Isso será feito em grupo, utilizando os conceitos aprendidos na exposição. Circule pela sala, auxiliando os alunos e tirando dúvidas.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo deve apresentará os resultados dos exercícios e explicar como chegou às respostas. Avalie a apresentação e dê feedbacks. Incentive a discussão entre os grupos.

  6. Etapa 6 - Discussão em sala

    Os alunos devem utilizar o _template_ de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e refletir sobre o que aprenderam. Colete os _templates_ e avalie a reflexão dos alunos.

  7. Etapa 7 - Tarefa de casa

    Envie uma tarefa de casa para que os alunos pratiquem os conceitos aprendidos na aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver problemas envolvendo grandezas inversamente proporcionais.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação do _template_ de Dinâmica dos 3 Qs;
  • Promover a autonomia dos alunos na construção do conhecimento, além da capacidade de trabalhar em grupo e apresentar resultados.

Critérios de avaliação

  • Habilidade em resolver problemas envolvendo grandezas inversamente proporcionais.
  • Participação na criação do _template_ de Dinâmica dos 3 Qs;
  • Clareza na apresentação dos resultados e na explicação das soluções.

Ações do professor

  • Enviar o vídeo explicativo sobre grandezas inversamente proporcionais antes da aula.
  • Propor problemas envolvendo grandezas inversamente proporcionais para que os alunos resolvam em grupo.
  • Promover a discussão em sala e dar feedbacks para que os alunos possam melhorar.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo explicativo sobre grandezas inversamente proporcionais antes da aula.
  • Criar _template_ de Dinâmica dos 3 Qs e discutir as ideias apresentadas em grupo.
  • Resolver os problemas propostos em grupo e apresentar as soluções de forma clara e objetiva.