Gravidez na adolescência

Nesta aula de Ciências, vamos conversar sobre a gravidez na adolescência e seus principais riscos e consequências. Preste bastante atenção no vídeo, e bom aprendizado!

Material de apoio

Você pode assistir o vídeo para complementar a aula:


Atividades (8)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Analise as afirmativas:

    I. A mulher é a única responsável pela gestação e cuidados com a criança.

    II. A presença de um companheiro influencia favoravelmente na evolução da gravidez e diminui riscos e efeitos desfavoráveis à saúde da criança.

    III. Garotos e garotas são responsáveis pela escolha e utilização de um método contraceptivo pra prevenir uma gravidez na adolescência.

    Quais afirmativas estão certas?

    A) I

    B) III

    C) II e III

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  2. 2. Atividade aberta:

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  3. 3. Aprendizagem Baseada em Problemas:

    A gravidez na adolescência é um tema importante e atual, que pode ser encontrado no cotidiano dos estudantes, seja em sua própria vida ou na vida de pessoas próximas. Esta aula tem como objetivo desenvolver a habilidade dos alunos em comparar métodos contraceptivos e conscientizá-los sobre a importância de compartilhar a responsabilidade na escolha e utilização do método mais adequado à prevenção da gravidez precoce e de ISTs.

    Intencionalidade Pedagógica

    1\. Desenvolver a habilidade dos alunos em comparar métodos contraceptivos.

    2\. Conscientizar os alunos sobre a importância da escolha e da utilização adequada de métodos contraceptivos.

    3\. Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e apresentar suas ideias de forma clara e objetiva.

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  4. 4. Ensino Híbrido:

    A gravidez na adolescência é um tema importante e relevante para os estudantes do 8º ano do ensino fundamental, pois muitos já estão em uma fase de descoberta e experimentação da sexualidade. É importante que os alunos compreendam a importância de se prevenir de uma gravidez precoce e de doenças sexualmente transmissíveis (ISTs).

    Intencionalidade Pedagógica

    1\. Desenvolver a habilidade dos alunos de comparar o modo de ação e a eficácia dos diversos métodos contraceptivos.

    2\. Incentivar a reflexão sobre os riscos da gravidez precoce e as consequências para a vida do adolescente.

    3\. Estimular a criatividade e o trabalho em grupo.

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  5. 5. Design Thinking:

    A gravidez na adolescência é um tema que deve ser abordado com cuidado e sensibilidade, pois envolve questões emocionais e de saúde pública. É importante que os adolescentes entendam os riscos envolvidos em uma gravidez precoce e saibam como se prevenir. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Design Thinking para que os alunos possam criar um mapa de empatia sobre o tema, com o objetivo de desenvolver a habilidade de comparar o modo de ação e a eficácia dos diversos métodos contraceptivos e justificar a necessidade de compartilhar a responsabilidade na escolha e na utilização do método mais adequado à prevenção da gravidez precoce e indesejada e de ISTs.

    Exemplo: "Você já deve ter ouvido falar de casos de adolescentes grávidas na escola, ou na vizinhança. Infelizmente, a gravidez na adolescência ainda é um problema de saúde pública no Brasil, o que pode trazer consequências emocionais, sociais e de saúde para os jovens envolvidos. Por isso, é importante que os adolescentes tenham acesso a informações sobre como se prevenir e as consequências de uma gravidez precoce."

    Intencionalidade Pedagógica

    1\. Desenvolver a habilidade de comparar o modo de ação e a eficácia dos diversos métodos contraceptivos.

    2\. Justificar a necessidade de compartilhar a responsabilidade na escolha e na utilização do método mais adequado à prevenção da gravidez precoce e indesejada e de ISTs.

    3\. Desenvolver habilidades de pesquisa e criação de soluções.

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  6. 6. Modelo de Debate Crítico (MDC):

    A gravidez na adolescência é um tema relevante e presente na sociedade atual. É importante que os alunos entendam os riscos e consequências de uma gravidez precoce, bem como a importância de escolher e utilizar métodos contraceptivos para prevenir a gravidez e as Doenças Sexualmente Transmissíveis (IST). O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em comparar o modo de ação e a eficácia dos diversos métodos contraceptivos e justificar a necessidade de compartilhar a responsabilidade na escolha e na utilização do método mais adequado à prevenção da gravidez precoce e indesejada e de IST. Para exemplificar a importância desse tema, podemos citar casos de gravidez na adolescência na mídia, como o aumento da taxa de gravidez na adolescência em algumas regiões do país.

    Intencionalidade Pedagógica

    1\. Desenvolver a habilidade de comparar o modo de ação e a eficácia dos diversos métodos contraceptivos.

    2\. Justificar a necessidade de compartilhar a responsabilidade na escolha e na utilização do método mais adequado à prevenção da gravidez precoce e indesejada e de IST.

    3\. Estimular a reflexão sobre a importância da escolha e da utilização correta dos métodos contraceptivos para prevenir a gravidez precoce e as IST.

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  7. 7. Aprendizagem Entre Pares:

    A gravidez na adolescência é um tema que merece atenção, pois pode trazer consequências físicas, emocionais e sociais para a vida dos jovens. Além disso, a falta de informação e acesso a métodos contraceptivos adequados pode levar a uma gravidez indesejada e a doenças sexualmente transmissíveis. Nesta atividade, os alunos utilizarão a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares para criar um mapa conceitual sobre o tema, aprofundando seus conhecimentos e desenvolvendo a habilidade de comparar os métodos contraceptivos e justificar a necessidade de compartilhar a responsabilidade na escolha e utilização desses métodos.
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  8. 8. Aprendizagem Baseada em Projetos:

    A gravidez na adolescência é um tema muito importante e atual, que envolve questões de saúde, educação e responsabilidade social. É comum encontrarmos casos de jovens que engravidam precocemente, muitas vezes sem estar preparados para assumir essa responsabilidade. Por isso, é fundamental que os estudantes tenham acesso a informações sobre os métodos contraceptivos e que saibam como prevenir uma gravidez indesejada e as DSTs. Nesta proposta, os alunos irão desenvolver a habilidade de comparar o modo de ação e a eficácia dos diversos métodos contraceptivos e justificar a necessidade de compartilhar a responsabilidade na escolha e na utilização do método mais adequado à prevenção da gravidez precoce e indesejada e de DSTs. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos, na qual os alunos criarão um template de avaliação por pares.
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