Aula sobre Gravidez Na Adolescencia

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


A gravidez na adolescência é um tema importante e atual, que pode ser encontrado no cotidiano dos estudantes, seja em sua própria vida ou na vida de pessoas próximas. Esta aula tem como objetivo desenvolver a habilidade dos alunos em comparar métodos contraceptivos e conscientizá-los sobre a importância de compartilhar a responsabilidade na escolha e utilização do método mais adequado à prevenção da gravidez precoce e de ISTs.

Intencionalidade Pedagógica

1\. Desenvolver a habilidade dos alunos em comparar métodos contraceptivos.

2\. Conscientizar os alunos sobre a importância da escolha e da utilização adequada de métodos contraceptivos.

3\. Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e apresentar suas ideias de forma clara e objetiva.


  1. Etapa 1 - Introdução

    O professor irá apresentar o tema e contextualizá-lo para os alunos. Em seguida, irá dividir a turma em grupos e entregar o roteiro do diário de bordo.

  2. Etapa 2 - Problema

    Cada grupo deverá discutir um problema relacionado à gravidez na adolescência e registrá-lo no diário de bordo. O professor deverá auxiliar na definição do problema, sugerindo temas como: gravidez na adolescência, riscos para mulheres em idade avançada (Claudia Raia pode ser um caso interessante a ser citado), cobertura da saúde pública no Brasil para grávidas, como ISTs podem o andamento da gravidez, etc.

  3. Etapa 3 - Geração de Alternativas

    Os grupos deverão pesquisar e discutir sobre métodos contraceptivos e possíveis soluções para o problema definido na etapa anterior. Cada grupo deverá registrar suas alternativas no diário de bordo.

  4. Etapa 4 - Solução

    Os grupos deverão escolher a alternativa mais adequada para solucionar o problema e justificar sua escolha no diário de bordo. Auxilie na discussão e na escolha da alternativa.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo deverá apresentar seu diário de bordo para a turma, explicando o problema, as alternativas e a solução escolhida. Incentive a participação de todos os alunos durante as apresentações.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, os alunos deverão trocar de tema com outros, sugerir em grupo novas soluções para aquele problema e compará-las. Medie a discussão e incentivar a participação de todos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a importância da escolha e da utilização adequada de métodos contraceptivos para a prevenção da gravidez precoce e de ISTs.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em comparar métodos contraceptivos.
  • Conscientizar os alunos sobre a importância da escolha e da utilização adequada de métodos contraceptivos.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e apresentar suas ideias de forma clara e objetiva.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante as discussões em grupo.
  • Qualidade do diário de bordo (problema, alternativas e solução).
  • Qualidade da apresentação e justificativa da solução escolhida.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizá-lo para os alunos.
  • Dividir a turma em grupos e entregar o roteiro do diário de bordo.
  • Mediar as discussões em grupo e incentivar a participação de todos.
  • Auxiliar na escolha da solução mais adequada para cada problema.
  • Fazer uma conclusão sobre a importância da escolha e da utilização adequada de métodos contraceptivos.

Ações do aluno

  • Discutir em grupo e definir um problema relacionado à gravidez na adolescência.
  • Pesquisar e discutir sobre métodos contraceptivos e possíveis soluções para o problema definido.
  • Escolher a alternativa mais adequada para solucionar o problema e justificar sua escolha no diário de bordo.
  • Apresentar o diário de bordo para a turma e explicar o problema, as alternativas e a solução escolhida.
  • Participar ativamente das discussões em grupo.