Aula sobre Gravidez Na Adolescencia
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas
Por que usar essa metodologia?
- Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
- Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.
A gravidez na adolescência é um tema importante e atual, que pode ser encontrado no cotidiano dos estudantes, seja em sua própria vida ou na vida de pessoas próximas. Esta aula tem como objetivo desenvolver a habilidade dos alunos em comparar métodos contraceptivos e conscientizá-los sobre a importância de compartilhar a responsabilidade na escolha e utilização do método mais adequado à prevenção da gravidez precoce e de ISTs.
Intencionalidade Pedagógica
1\. Desenvolver a habilidade dos alunos em comparar métodos contraceptivos.
2\. Conscientizar os alunos sobre a importância da escolha e da utilização adequada de métodos contraceptivos.
3\. Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e apresentar suas ideias de forma clara e objetiva.
Etapa 1 - Introdução
O professor irá apresentar o tema e contextualizá-lo para os alunos. Em seguida, irá dividir a turma em grupos e entregar o roteiro do diário de bordo.Etapa 2 - Problema
Cada grupo deverá discutir um problema relacionado à gravidez na adolescência e registrá-lo no diário de bordo. O professor deverá auxiliar na definição do problema, sugerindo temas como: gravidez na adolescência, riscos para mulheres em idade avançada (Claudia Raia pode ser um caso interessante a ser citado), cobertura da saúde pública no Brasil para grávidas, como ISTs podem o andamento da gravidez, etc.Etapa 3 - Geração de Alternativas
Os grupos deverão pesquisar e discutir sobre métodos contraceptivos e possíveis soluções para o problema definido na etapa anterior. Cada grupo deverá registrar suas alternativas no diário de bordo.Etapa 4 - Solução
Os grupos deverão escolher a alternativa mais adequada para solucionar o problema e justificar sua escolha no diário de bordo. Auxilie na discussão e na escolha da alternativa.Etapa 5 - Apresentação
Cada grupo deverá apresentar seu diário de bordo para a turma, explicando o problema, as alternativas e a solução escolhida. Incentive a participação de todos os alunos durante as apresentações.Etapa 6 - Discussão em grupo
Após as apresentações, os alunos deverão trocar de tema com outros, sugerir em grupo novas soluções para aquele problema e compará-las. Medie a discussão e incentivar a participação de todos.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre a importância da escolha e da utilização adequada de métodos contraceptivos para a prevenção da gravidez precoce e de ISTs.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em comparar métodos contraceptivos.
- Conscientizar os alunos sobre a importância da escolha e da utilização adequada de métodos contraceptivos.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e apresentar suas ideias de forma clara e objetiva.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos durante as discussões em grupo.
- Qualidade do diário de bordo (problema, alternativas e solução).
- Qualidade da apresentação e justificativa da solução escolhida.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizá-lo para os alunos.
- Dividir a turma em grupos e entregar o roteiro do diário de bordo.
- Mediar as discussões em grupo e incentivar a participação de todos.
- Auxiliar na escolha da solução mais adequada para cada problema.
- Fazer uma conclusão sobre a importância da escolha e da utilização adequada de métodos contraceptivos.
Ações do aluno
- Discutir em grupo e definir um problema relacionado à gravidez na adolescência.
- Pesquisar e discutir sobre métodos contraceptivos e possíveis soluções para o problema definido.
- Escolher a alternativa mais adequada para solucionar o problema e justificar sua escolha no diário de bordo.
- Apresentar o diário de bordo para a turma e explicar o problema, as alternativas e a solução escolhida.
- Participar ativamente das discussões em grupo.