Aula sobre Gravidez Na Adolescencia
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
- Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.
A gravidez na adolescência é um tema muito importante e atual, que envolve questões de saúde, educação e responsabilidade social. É comum encontrarmos casos de jovens que engravidam precocemente, muitas vezes sem estar preparados para assumir essa responsabilidade. Por isso, é fundamental que os estudantes tenham acesso a informações sobre os métodos contraceptivos e que saibam como prevenir uma gravidez indesejada e as DSTs. Nesta proposta, os alunos irão desenvolver a habilidade de comparar o modo de ação e a eficácia dos diversos métodos contraceptivos e justificar a necessidade de compartilhar a responsabilidade na escolha e na utilização do método mais adequado à prevenção da gravidez precoce e indesejada e de DSTs. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos, na qual os alunos criarão um template de avaliação por pares.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresentar o tema para os alunos, contextualizando a importância do assunto e explicando os objetivos.Etapa 2 - Discussão em grupo
Os alunos serão divididos em grupos de três ou quatro pessoas e terão a tarefa de discutir sobre os métodos contraceptivos disponíveis e suas características. Fornecer materiais de apoio, como cartazes, folhetos e vídeos explicativos.Etapa 3 - Criação do template de avaliação por pares
Cada grupo deverá criar um template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5.Etapa 4 - Apresentação dos templates
Cada grupo deverá apresentar seu template para a turma, explicando os critérios de avaliação escolhidos e como eles serão aplicados.Etapa 5 - Discussão em grupo
Os alunos deverão discutir sobre os templates apresentados pelos outros grupos, avaliando-os conforme os critérios estabelecidos.Etapa 6 - Conclusão
Fazer a conclusão reforçando a importância da prevenção da gravidez na adolescência e das DSTs e incentivando os alunos a compartilharem as informações aprendidas com seus amigos e familiares.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de comparar o modo de ação e a eficácia dos diversos métodos contraceptivos.
- Justificar a necessidade de compartilhar a responsabilidade na escolha e na utilização do método mais adequado à prevenção da gravidez precoce e indesejada e de DSTs.
- Criar um ambiente de colaboração e avaliação por pares.
Critérios de avaliação
- Organização do grupo: O grupo conseguiu se organizar de forma eficiente e distribuir as tarefas de maneira equilibrada?
- Construção dos argumentos: O grupo apresentou argumentos consistentes e embasados sobre os métodos contraceptivos?
- Apresentação e comunicação: O grupo conseguiu se comunicar de forma clara e objetiva durante a apresentação do template?
- Desempenho geral: O grupo conseguiu atingir os objetivos propostos na atividade?
Ações do professor
- Fornecer materiais de apoio sobre os métodos contraceptivos.
- Incentivar a colaboração e a avaliação por pares.
- Estimular a discussão e o debate entre os grupos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das discussões em grupo.
- Criar um template de avaliação por pares.
- Avaliar os templates apresentados pelos outros grupos.