Aula sobre Gravidez Na Adolescencia

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


A gravidez na adolescência é um tema muito importante e atual, que envolve questões de saúde, educação e responsabilidade social. É comum encontrarmos casos de jovens que engravidam precocemente, muitas vezes sem estar preparados para assumir essa responsabilidade. Por isso, é fundamental que os estudantes tenham acesso a informações sobre os métodos contraceptivos e que saibam como prevenir uma gravidez indesejada e as DSTs. Nesta proposta, os alunos irão desenvolver a habilidade de comparar o modo de ação e a eficácia dos diversos métodos contraceptivos e justificar a necessidade de compartilhar a responsabilidade na escolha e na utilização do método mais adequado à prevenção da gravidez precoce e indesejada e de DSTs. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos, na qual os alunos criarão um template de avaliação por pares.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresentar o tema para os alunos, contextualizando a importância do assunto e explicando os objetivos.

  2. Etapa 2 - Discussão em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos de três ou quatro pessoas e terão a tarefa de discutir sobre os métodos contraceptivos disponíveis e suas características. Fornecer materiais de apoio, como cartazes, folhetos e vídeos explicativos.

  3. Etapa 3 - Criação do template de avaliação por pares

    Cada grupo deverá criar um template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos templates

    Cada grupo deverá apresentar seu template para a turma, explicando os critérios de avaliação escolhidos e como eles serão aplicados.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos deverão discutir sobre os templates apresentados pelos outros grupos, avaliando-os conforme os critérios estabelecidos.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Fazer a conclusão reforçando a importância da prevenção da gravidez na adolescência e das DSTs e incentivando os alunos a compartilharem as informações aprendidas com seus amigos e familiares.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de comparar o modo de ação e a eficácia dos diversos métodos contraceptivos.
  • Justificar a necessidade de compartilhar a responsabilidade na escolha e na utilização do método mais adequado à prevenção da gravidez precoce e indesejada e de DSTs.
  • Criar um ambiente de colaboração e avaliação por pares.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo: O grupo conseguiu se organizar de forma eficiente e distribuir as tarefas de maneira equilibrada?
  • Construção dos argumentos: O grupo apresentou argumentos consistentes e embasados sobre os métodos contraceptivos?
  • Apresentação e comunicação: O grupo conseguiu se comunicar de forma clara e objetiva durante a apresentação do template?
  • Desempenho geral: O grupo conseguiu atingir os objetivos propostos na atividade?

Ações do professor

  • Fornecer materiais de apoio sobre os métodos contraceptivos.
  • Incentivar a colaboração e a avaliação por pares.
  • Estimular a discussão e o debate entre os grupos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Criar um template de avaliação por pares.
  • Avaliar os templates apresentados pelos outros grupos.