Aula sobre Gravidez Na Adolescencia

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


A gravidez na adolescência é um tema que merece atenção, pois pode trazer consequências físicas, emocionais e sociais para a vida dos jovens. Além disso, a falta de informação e acesso a métodos contraceptivos adequados pode levar a uma gravidez indesejada e a doenças sexualmente transmissíveis. Nesta atividade, os alunos utilizarão a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares para criar um mapa conceitual sobre o tema, aprofundando seus conhecimentos e desenvolvendo a habilidade de comparar os métodos contraceptivos e justificar a necessidade de compartilhar a responsabilidade na escolha e utilização desses métodos.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Iniciar a aula apresentando o tema da gravidez na adolescência e suas consequências, utilizando exemplos práticos e dados estatísticos. Explicar a metodologia Aprendizagem Entre Pares e como será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa conceitual

    Os alunos são divididos em grupos de três e recebem uma folha de papel com a ideia central "Gravidez na adolescência". Eles devem criar o mapa conceitual com oito sub-ideias, sendo duas para cada um dos quatro métodos contraceptivos: preservativo masculino, preservativo feminino, anticoncepcional oral e DIU. Cada sub-ideia deve ter dois níveis de profundidade, sendo o primeiro nível uma descrição do método contraceptivo e o segundo nível a eficácia e os cuidados necessários para utilizá-lo corretamente.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada grupo apresenta seu mapa conceitual para a turma, explicando as sub-ideias e os níveis de profundidade. Fazer perguntas para estimular a discussão e aprofundar o conhecimento dos alunos.

  4. Etapa 4 - Comparação dos métodos contraceptivos

    Os alunos discutem em grupo as vantagens e desvantagens de cada método contraceptivo e justificam a necessidade de compartilhar a responsabilidade na escolha e utilização desses métodos. Orientar a discussão e fazer perguntas para estimular a reflexão dos alunos.

  5. Etapa 5 - Fechamento

    Encerrar a atividade resumindo os principais pontos discutidos e reforçando a importância da prevenção da gravidez na adolescência e das doenças sexualmente transmissíveis.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de comparar os métodos contraceptivos e justificar a necessidade de compartilhar a responsabilidade na escolha e utilização desses métodos.
  • Estimular a reflexão crítica sobre a gravidez na adolescência e suas consequências.
  • Promover a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na construção do mapa conceitual.
  • Compreensão dos métodos contraceptivos e suas características.
  • Argumentação coerente na discussão sobre a escolha e utilização dos métodos contraceptivos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e a metodologia de forma clara e objetiva.
  • Orientar a criação do mapa conceitual e a discussão sobre os métodos contraceptivos.
  • Fazer perguntas para estimular a reflexão crítica dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente na criação do mapa conceitual.
  • Discutir em grupo as vantagens e desvantagens dos métodos contraceptivos.
  • Justificar a necessidade de compartilhar a responsabilidade na escolha e utilização dos métodos contraceptivos.