Aula sobre Gravidez Na Adolescencia

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A gravidez na adolescência é um tema que deve ser abordado com cuidado e sensibilidade, pois envolve questões emocionais e de saúde pública. É importante que os adolescentes entendam os riscos envolvidos em uma gravidez precoce e saibam como se prevenir. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Design Thinking para que os alunos possam criar um mapa de empatia sobre o tema, com o objetivo de desenvolver a habilidade de comparar o modo de ação e a eficácia dos diversos métodos contraceptivos e justificar a necessidade de compartilhar a responsabilidade na escolha e na utilização do método mais adequado à prevenção da gravidez precoce e indesejada e de ISTs.

Exemplo: "Você já deve ter ouvido falar de casos de adolescentes grávidas na escola, ou na vizinhança. Infelizmente, a gravidez na adolescência ainda é um problema de saúde pública no Brasil, o que pode trazer consequências emocionais, sociais e de saúde para os jovens envolvidos. Por isso, é importante que os adolescentes tenham acesso a informações sobre como se prevenir e as consequências de uma gravidez precoce."

Intencionalidade Pedagógica

1\. Desenvolver a habilidade de comparar o modo de ação e a eficácia dos diversos métodos contraceptivos.

2\. Justificar a necessidade de compartilhar a responsabilidade na escolha e na utilização do método mais adequado à prevenção da gravidez precoce e indesejada e de ISTs.

3\. Desenvolver habilidades de pesquisa e criação de soluções.


  1. Etapa 1 - Apresentação da metodologia Design Thinking e do tema da aula

    Apresente a metodologia Design Thinking e explicar como ela pode ser aplicada no tema da aula. Em seguida, apresentará o tema da aula: gravidez na adolescência.

  2. Etapa 2 - Apresentação do mapa de empatia

    Apresente o mapa de empatia e explique cada campo: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos" no contexto de uma mulher grávida na adolescência. Em seguida, cada aluno criará seu próprio mapa de empatia sobre o tema.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo sobre o mapa de empatia

    Os alunos se reunirão em grupos para discutir seus mapas de empatia e compartilhar suas ideias e opiniões sobre o tema.

  4. Etapa 4 - Pesquisa sobre métodos contraceptivos

    Os alunos irão pesquisar sobre os diferentes métodos contraceptivos disponíveis e suas eficácias na prevenção da gravidez e de ISTs.

  5. Etapa 5 - Criação de soluções

    Os alunos irão criar soluções para prevenir a gravidez na adolescência e as ISTs, baseadas nos métodos contraceptivos pesquisados e nas informações compartilhadas nos mapas de empatia.

  6. Etapa 6 - Apresentação das soluções

    Cada grupo irá apresentar suas soluções para a classe, explicando como elas funcionam e como podem ajudar na prevenção da gravidez na adolescência e das ISTs.

  7. Etapa 7 - Reflexão sobre a aula

    Conduza uma reflexão sobre a aula, perguntando aos alunos o que aprenderam e como podem aplicar essas informações em suas vidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de comparar o modo de ação e a eficácia dos diversos métodos contraceptivos.
  • Justificar a necessidade de compartilhar a responsabilidade na escolha e na utilização do método mais adequado à prevenção da gravidez precoce e indesejada e de ISTs.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e criação de soluções.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas discussões em grupo.
  • Qualidade do mapa de empatia criado.
  • Qualidade da pesquisa sobre métodos contraceptivos.
  • Criatividade e eficácia das soluções apresentadas.
  • Reflexão sobre a aula e aplicação do aprendizado.

Ações do professor

  • Apresentar a metodologia Design Thinking e explicar como ela pode ser aplicada no tema da aula.
  • Apresentar o mapa de empatia e explicar cada campo.
  • Conduzir as discussões em grupo e a reflexão sobre a aula.
  • Orientar os alunos na pesquisa sobre métodos contraceptivos.
  • Avaliar as atividades dos alunos e fornecer feedback construtivo.

Ações do aluno

  • Criar seu próprio mapa de empatia sobre o tema.
  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Realizar a pesquisa sobre métodos contraceptivos.
  • Criar soluções para prevenir a gravidez na adolescência e as ISTs.
  • Refletir sobre a aula e aplicar o aprendizado em suas vidas.