Aula sobre Gravidez Na Adolescencia

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


A gravidez na adolescência é um tema importante e relevante para os estudantes do 8º ano do ensino fundamental, pois muitos já estão em uma fase de descoberta e experimentação da sexualidade. É importante que os alunos compreendam a importância de se prevenir de uma gravidez precoce e de doenças sexualmente transmissíveis (ISTs).

Intencionalidade Pedagógica

1\. Desenvolver a habilidade dos alunos de comparar o modo de ação e a eficácia dos diversos métodos contraceptivos.

2\. Incentivar a reflexão sobre os riscos da gravidez precoce e as consequências para a vida do adolescente.

3\. Estimular a criatividade e o trabalho em grupo.


  1. Etapa 1 - Apresentação de exemplos

    Apresente exemplos práticos e didáticos sobre o tema. Por exemplo, poderá utilizar vídeos, imagens ou histórias reais de adolescentes que engravidaram cedo e como isso afetou suas vidas, ou mesmo um gráfico com incidência de gravidez por renda para que eles discorram em sala sobre. O objetivo é incentivar a reflexão e o debate sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Check-in

    Introduza o tema "Gravidez na adolescência" e perguntará aos alunos o que eles já sabem sobre o assunto. Em seguida, explique a metodologia ativa Ensino Híbrido e como ela será utilizada na aula.

  3. Etapa 3 - Trabalho em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e deverão criar um template de registro de aprendizagem, incluindo os campos de Check-in e Check-out. Cada grupo deverá escolher um subtema relacionado à gravidez na adolescência, como os métodos contraceptivos disponíveis, os riscos da gravidez precoce ou as consequências para a vida do adolescente. O objetivo é que os alunos pesquisem e discutam as causas do problema escolhido.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos templates

    Cada grupo apresentará seu template de registro de aprendizagem para a turma. Os alunos deverão explicar como criaram o template e como ele pode ser utilizado para registrar o aprendizado sobre o tema.

  5. Etapa 5 - Debate em grupo

    Os alunos irão debater em grupo sobre os pontos apresentados pelos outros grupos. O objetivo é que eles reflitam e discutam sobre os diferentes subtemas relacionados à gravidez na adolescência.

  6. Etapa 6 - Check-out

    Os alunos deverão preencher o campo de Check-out em seus templates de registro de aprendizagem, registrando o que como seus conhecimentos se modificaram durante a aula.

  7. Etapa 7 - Tarefa de casa

    Poderá sugerir uma tarefa de casa relacionada ao tema, como pesquisar quais métodos contraceptivos as pessoas de seu ciclo social usam ou entrevistar um profissional da saúde sobre a gravidez na adolescência.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos de comparar o modo de ação e a eficácia dos diversos métodos contraceptivos.
  • Incentivar a reflexão sobre os riscos da gravidez precoce e as consequências para a vida do adolescente.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa durante as discussões em grupo.
  • Qualidade do template de registro de aprendizagem criado pelo grupo.
  • Reflexão crítica sobre o tema apresentado.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
  • Orientar os alunos no trabalho em grupo e na criação do template de registro de aprendizagem.
  • Estimular o debate e a reflexão crítica sobre o tema.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Criar um template de registro de aprendizagem de qualidade.
  • Refletir criticamente sobre o tema apresentado.