Aula sobre Gravidez Na Adolescencia
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
A gravidez na adolescência é um tema relevante e presente na sociedade atual. É importante que os alunos entendam os riscos e consequências de uma gravidez precoce, bem como a importância de escolher e utilizar métodos contraceptivos para prevenir a gravidez e as Doenças Sexualmente Transmissíveis (IST). O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em comparar o modo de ação e a eficácia dos diversos métodos contraceptivos e justificar a necessidade de compartilhar a responsabilidade na escolha e na utilização do método mais adequado à prevenção da gravidez precoce e indesejada e de IST. Para exemplificar a importância desse tema, podemos citar casos de gravidez na adolescência na mídia, como o aumento da taxa de gravidez na adolescência em algumas regiões do país.
Intencionalidade Pedagógica
1\. Desenvolver a habilidade de comparar o modo de ação e a eficácia dos diversos métodos contraceptivos.
2\. Justificar a necessidade de compartilhar a responsabilidade na escolha e na utilização do método mais adequado à prevenção da gravidez precoce e indesejada e de IST.
3\. Estimular a reflexão sobre a importância da escolha e da utilização correta dos métodos contraceptivos para prevenir a gravidez precoce e as IST.
Etapa 1 - Introdução ao tema
O professor inicia a aula apresentando a importância do tema e como ele é relevante na sociedade atual. Em seguida, o professor apresenta exemplos de casos de gravidez na adolescência na mídia, como notícias de jornal, reportagens de TV e posts de redes sociais.Etapa 2 - Apresentação dos métodos contraceptivos
O professor apresenta os métodos contraceptivos mais comuns, como preservativo, pílula anticoncepcional, DIU, entre outros. Os alunos devem anotar as características e as vantagens e desvantagens de cada método.Etapa 3 - Debate em grupo
Os alunos são divididos em grupos para discutir e comparar os métodos contraceptivos apresentados na etapa anterior. Cada grupo deve criar um template de avaliação por rúbrica, contendo os critérios efeitos colaterais, facilidade de adesão, eficácia e preço. O objetivo é que os alunos desenvolvam a habilidade de comparar o modo de ação e a eficácia dos diversos métodos contraceptivos e justificar a necessidade de compartilhar a responsabilidade na escolha e na utilização do método mais adequado à prevenção da gravidez precoce e indesejada e de IST.Etapa 4 - Apresentação dos templates de avaliação
Cada grupo apresenta o seu template de avaliação e explica os critérios utilizados para avaliar os métodos contraceptivos.Etapa 5 - Discussão em grupo
Os alunos discutem em grupo as conclusões obtidas a partir dos templates de avaliação apresentados na etapa anterior. Estimule a reflexão sobre a importância da escolha e da utilização correta dos métodos contraceptivos para prevenir a gravidez precoce e as IST.Etapa 6 - Encerramento
O professor faz uma breve reflexão sobre a importância do tema e como os alunos podem aplicar os conhecimentos adquiridos em suas vidas.Etapa 7 - Atividade para casa
Provoque os alunos para que eles percebam que a maioria dos métodos contraceptivos é voltado para as mulheres, isso têm uma razão também social. Peça que pesquisem em casa a existência de métodos contraceptivos voltados para o homem e o porquê de haverem menos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de comparar o modo de ação e a eficácia dos diversos métodos contraceptivos.
- Justificar a necessidade de compartilhar a responsabilidade na escolha e na utilização do método mais adequado à prevenção da gravidez precoce e indesejada e de IST.
- Estimular a reflexão sobre a importância da escolha e da utilização correta dos métodos contraceptivos para prevenir a gravidez precoce e as IST.
Critérios de avaliação
- Compreensão dos métodos contraceptivos apresentados.
- Habilidade em comparar o modo de ação e a eficácia dos métodos contraceptivos.
- Justificativa da escolha e da utilização do método contraceptivo mais adequado.
- Participação ativa no debate em grupo.
- Elaboração do template de avaliação por rúbrica.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizá-lo.
- Apresentar os métodos contraceptivos mais comuns.
- Dividir os alunos em grupos para discutir e comparar os métodos contraceptivos.
- Estimular a reflexão sobre a importância da escolha e da utilização correta dos métodos contraceptivos.
- Avaliar a participação dos alunos no debate em grupo.
Ações do aluno
- Participar ativamente do debate em grupo.
- Comparar o modo de ação e a eficácia dos métodos contraceptivos.
- Justificar a escolha e a utilização do método contraceptivo mais adequado.
- Elaborar o template de avaliação por rúbrica.
- Refletir sobre a importância da escolha e da utilização correta dos métodos contraceptivos.