Aula sobre Gravidez Na Adolescencia

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A gravidez na adolescência é um tema relevante e presente na sociedade atual. É importante que os alunos entendam os riscos e consequências de uma gravidez precoce, bem como a importância de escolher e utilizar métodos contraceptivos para prevenir a gravidez e as Doenças Sexualmente Transmissíveis (IST). O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em comparar o modo de ação e a eficácia dos diversos métodos contraceptivos e justificar a necessidade de compartilhar a responsabilidade na escolha e na utilização do método mais adequado à prevenção da gravidez precoce e indesejada e de IST. Para exemplificar a importância desse tema, podemos citar casos de gravidez na adolescência na mídia, como o aumento da taxa de gravidez na adolescência em algumas regiões do país.

Intencionalidade Pedagógica

1\. Desenvolver a habilidade de comparar o modo de ação e a eficácia dos diversos métodos contraceptivos.

2\. Justificar a necessidade de compartilhar a responsabilidade na escolha e na utilização do método mais adequado à prevenção da gravidez precoce e indesejada e de IST.

3\. Estimular a reflexão sobre a importância da escolha e da utilização correta dos métodos contraceptivos para prevenir a gravidez precoce e as IST.


  1. Etapa 1 - Introdução ao tema

    O professor inicia a aula apresentando a importância do tema e como ele é relevante na sociedade atual. Em seguida, o professor apresenta exemplos de casos de gravidez na adolescência na mídia, como notícias de jornal, reportagens de TV e posts de redes sociais.

  2. Etapa 2 - Apresentação dos métodos contraceptivos

    O professor apresenta os métodos contraceptivos mais comuns, como preservativo, pílula anticoncepcional, DIU, entre outros. Os alunos devem anotar as características e as vantagens e desvantagens de cada método.

  3. Etapa 3 - Debate em grupo

    Os alunos são divididos em grupos para discutir e comparar os métodos contraceptivos apresentados na etapa anterior. Cada grupo deve criar um template de avaliação por rúbrica, contendo os critérios efeitos colaterais, facilidade de adesão, eficácia e preço. O objetivo é que os alunos desenvolvam a habilidade de comparar o modo de ação e a eficácia dos diversos métodos contraceptivos e justificar a necessidade de compartilhar a responsabilidade na escolha e na utilização do método mais adequado à prevenção da gravidez precoce e indesejada e de IST.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos templates de avaliação

    Cada grupo apresenta o seu template de avaliação e explica os critérios utilizados para avaliar os métodos contraceptivos.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos discutem em grupo as conclusões obtidas a partir dos templates de avaliação apresentados na etapa anterior. Estimule a reflexão sobre a importância da escolha e da utilização correta dos métodos contraceptivos para prevenir a gravidez precoce e as IST.

  6. Etapa 6 - Encerramento

    O professor faz uma breve reflexão sobre a importância do tema e como os alunos podem aplicar os conhecimentos adquiridos em suas vidas.

  7. Etapa 7 - Atividade para casa

    Provoque os alunos para que eles percebam que a maioria dos métodos contraceptivos é voltado para as mulheres, isso têm uma razão também social. Peça que pesquisem em casa a existência de métodos contraceptivos voltados para o homem e o porquê de haverem menos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de comparar o modo de ação e a eficácia dos diversos métodos contraceptivos.
  • Justificar a necessidade de compartilhar a responsabilidade na escolha e na utilização do método mais adequado à prevenção da gravidez precoce e indesejada e de IST.
  • Estimular a reflexão sobre a importância da escolha e da utilização correta dos métodos contraceptivos para prevenir a gravidez precoce e as IST.

Critérios de avaliação

  • Compreensão dos métodos contraceptivos apresentados.
  • Habilidade em comparar o modo de ação e a eficácia dos métodos contraceptivos.
  • Justificativa da escolha e da utilização do método contraceptivo mais adequado.
  • Participação ativa no debate em grupo.
  • Elaboração do template de avaliação por rúbrica.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizá-lo.
  • Apresentar os métodos contraceptivos mais comuns.
  • Dividir os alunos em grupos para discutir e comparar os métodos contraceptivos.
  • Estimular a reflexão sobre a importância da escolha e da utilização correta dos métodos contraceptivos.
  • Avaliar a participação dos alunos no debate em grupo.

Ações do aluno

  • Participar ativamente do debate em grupo.
  • Comparar o modo de ação e a eficácia dos métodos contraceptivos.
  • Justificar a escolha e a utilização do método contraceptivo mais adequado.
  • Elaborar o template de avaliação por rúbrica.
  • Refletir sobre a importância da escolha e da utilização correta dos métodos contraceptivos.