Gravura
Nessa aula de Arte, vamos aprender mais sobre a técnica de gravura. Vem estudar com #AprendiZAP!
Atividades (8)
Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.
1. Questão de múltipla escolha:
Quais são os tipos de técnicas de gravura?
Atividade completaA)
Afresco, Aquarela, Areografia e Acrílica.B) Xilogravura, Linoleogravura, Areografia e Litografia.
C) Xilogravura, Linoleogravura, Calcogravura e Litografia.
2. Atividade aberta:
Atividade completa3. Rotação por estações:
A gravura é uma técnica de impressão que permite a reprodução de imagens em série. Ela é utilizada há séculos como forma de expressão artística e pode ser encontrada em diversas culturas ao redor do mundo. Nesta aula, vamos explorar os elementos constitutivos das artes visuais na criação de gravuras. A metodologia utilizada será a Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e irão passar por diferentes atividades relacionadas ao tema.Atividade completa4. Modelo de Debate Crítico (MDC):
A gravura é uma técnica artística que consiste em transferir uma imagem de uma matriz para um suporte, como papel ou tecido. Essa técnica é muito utilizada em cartazes, livros ilustrados e até mesmo em notas de dinheiro. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a gravura e como ela pode ser utilizada para criar imagens incríveis. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos criarão um template de avaliação por rubrica, contendo os critérios _Não desenvolvido_, _Parcialmente_ _d__esenvolvido_ e _Plenamente_ _d__esenvolvido_ para desenvolver o tema e seus subtópicos.Atividade completa5. Design Sprint:
A gravura é uma técnica de impressão que permite a reprodução de imagens em grande quantidade. Ela é utilizada em diversas áreas, como na produção de livros, jornais, revistas, cartazes e até mesmo em obras de arte. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre as diferentes técnicas de gravura, como xilogravura, litogravura e serigrafia, e como elas podem ser aplicadas na produção de imagens. A metodologia utilizada será a Design Sprint, que é uma abordagem colaborativa e criativa para solucionar problemas. Os alunos irão criar um template de design sprint, com 5 etapas, entender, esboçar, decidir, prototipar, testar, para desenvolver o tema e seus subtópicos.Atividade completa6. Design Thinking:
A gravura é uma técnica de impressão que permite a reprodução de imagens em papel ou outros suportes. Ela pode ser encontrada em diversos contextos, como na produção de livros, jornais, cartazes, obras de arte e até mesmo em embalagens de produtos. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre as diferentes técnicas de gravura, como a xilogravura, a litogravura e a serigrafia, e como elas são utilizadas na produção de obras de arte. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Design Thinking, na qual os alunos criarão um mapa de empatia para entender melhor o processo criativo dos artistas.Atividade completa7. Gamificação:
A gravura é uma técnica de impressão que permite a reprodução de imagens em grande quantidade. Ela é utilizada em diversas áreas, como na produção de livros, jornais, revistas, cartazes, entre outros. Na aula de Arte, os alunos terão a oportunidade de conhecer as técnicas de gravura, seus tipos e suas aplicações. A metodologia ativa Gamificação será utilizada para tornar a aula mais envolvente e didática. Os alunos irão criar um jogo de tabuleiro, com dado, pinos, cards de perguntas e ações, tabuleiro com 51 casas para desenvolver o tema e seus subtópicos.Atividade completa8. Sala de Aula Invertida:
A gravura é uma técnica de impressão que permite a reprodução de uma imagem em múltiplas cópias. Ela pode ser encontrada em diversos contextos, como na produção de livros, cartazes, revistas, entre outros. Nesta aula, os alunos serão convidados a explorar a técnica da gravura e suas possibilidades, criando um mapa conceitual que permita aprofundar o conhecimento sobre o tema. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Sala de aula invertida, em que os alunos serão incentivados a pesquisar e construir seu próprio conhecimento.Atividade completa
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