Aula sobre Gravura

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A gravura é uma técnica de impressão que permite a reprodução de imagens em grande quantidade. Ela é utilizada em diversas áreas, como na produção de livros, jornais, revistas, cartazes e até mesmo em obras de arte. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre as diferentes técnicas de gravura, como xilogravura, litogravura e serigrafia, e como elas podem ser aplicadas na produção de imagens. A metodologia utilizada será a Design Sprint, que é uma abordagem colaborativa e criativa para solucionar problemas. Os alunos irão criar um template de design sprint, com 5 etapas, entender, esboçar, decidir, prototipar, testar, para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Entender

    Apresente aos alunos as diferentes técnicas de gravura, como xilogravura, litogravura e serigrafia. Mostre exemplos de obras de arte que utilizam essas técnicas, como as gravuras de Albrecht Dürer e as serigrafias de Andy Warhol. Incentive os alunos a fazer perguntas e a compartilhar suas impressões sobre as obras apresentadas.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos irão fazer um esboço de uma imagem que gostariam de reproduzir em uma gravura. Incentive-os a usar os elementos constitutivos das artes visuais, como ponto, linha, forma, direção, cor, tom, escala, dimensão, espaço e movimento, para criar uma composição interessante.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Os alunos irão escolher a técnica de gravura que desejam utilizar para reproduzir sua imagem. Oriente-os a considerar as características de cada técnica, como o tipo de matriz utilizado e o número de cores que podem ser reproduzidas.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Os alunos irão criar uma matriz para reproduzir sua imagem. Eles irão aprender a cortar uma matriz de madeira para xilogravura, a desenhar em uma pedra para litogravura e a preparar uma tela para serigrafia. Incentive-os a experimentar diferentes técnicas e materiais para criar efeitos interessantes em suas gravuras.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os alunos irão imprimir suas gravuras e avaliar o resultado. Eles serão incentivados a fazer ajustes em suas matrizes e a experimentar novas técnicas para melhorar a qualidade de suas gravuras.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar os elementos constitutivos das artes visuais na apreciação de diferentes produções artísticas.
  • Estimular a criatividade e a experimentação dos alunos na produção de gravuras.
  • Promover a colaboração e o trabalho em equipe dos alunos na criação de um template de Design Sprint.

Critérios de avaliação

  • Utilização adequada dos elementos constitutivos das artes visuais na composição da imagem.
  • Escolha adequada da técnica de gravura para reproduzir a imagem.
  • Qualidade da matriz e da impressão da gravura.
  • Participação ativa e colaborativa na criação do template de Design Sprint.
  • Reflexão crítica sobre o processo de criação da gravura e sobre o uso da metodologia Design Sprint.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos de obras de arte que utilizam as técnicas de gravura.
  • Orientar os alunos na escolha da técnica de gravura adequada para reproduzir a imagem.
  • Incentivar a experimentação e a criatividade dos alunos na criação das matrizes e na impressão das gravuras.
  • Estimular a reflexão crítica dos alunos sobre o processo de criação da gravura e sobre o uso da metodologia Design Sprint.
  • Avaliar e fornecer feedback sobre as gravuras produzidas pelos alunos.

Ações do aluno

  • Analisar e discutir exemplos de obras de arte que utilizam as técnicas de gravura.
  • Criar um esboço de uma imagem que desejam reproduzir em uma gravura.
  • Experimentar diferentes técnicas e materiais na criação das matrizes e na impressão das gravuras.
  • Participar ativa e colaborativamente na criação do template de Design Sprint.
  • Refletir criticamente sobre o processo de criação da gravura e sobre o uso da metodologia Design Sprint.