Aula sobre Gravura
Metodologia ativa - Design Thinking
Por que usar essa metodologia?
- O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
- Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
- As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.
Você sabia?
É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.
A gravura é uma técnica de impressão que permite a reprodução de imagens em papel ou outros suportes. Ela pode ser encontrada em diversos contextos, como na produção de livros, jornais, cartazes, obras de arte e até mesmo em embalagens de produtos. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre as diferentes técnicas de gravura, como a xilogravura, a litogravura e a serigrafia, e como elas são utilizadas na produção de obras de arte. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Design Thinking, na qual os alunos criarão um mapa de empatia para entender melhor o processo criativo dos artistas.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema da aula e explique brevemente o que é a gravura e suas principais técnicas. Em seguida, mostre exemplos de obras de arte que utilizam a gravura como técnica de impressão.Etapa 2 - Criação do mapa de empatia
Os alunos irão formar grupos e criar um mapa de empatia para entender melhor o processo criativo dos artistas que utilizam a gravura em suas obras. Cada grupo irá preencher os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos" para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 3 - Discussão em grupo
Cada grupo irá apresentar seu mapa de empatia e discutir com a turma sobre as principais características do processo criativo dos artistas que utilizam a gravura em suas obras.Etapa 4 - Demonstração das técnicas de gravura
Demonstre as principais técnicas de gravura, como a xilogravura, a litogravura e a serigrafia, utilizando exemplos práticos e didáticos para que os alunos possam entender melhor como cada técnica funciona.Etapa 5 - Produção de uma gravura em grupo
Os alunos irão formar grupos e produzir uma gravura utilizando uma das técnicas apresentadas. Cada grupo irá escolher um tema para sua gravura e utilizará o mapa de empatia criado na etapa 2 como inspiração para o processo criativo.Etapa 6 - Apresentação das gravuras
Cada grupo irá apresentar sua gravura para a turma e explicar o processo criativo utilizado na produção da obra.Etapa 7 - Reflexão final
Incentive uma reflexão final sobre a importância da gravura como técnica de impressão e sobre o processo criativo dos artistas que utilizam essa técnica em suas obras.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar os elementos constitutivos das artes visuais.
- Estimular a criatividade e o processo criativo dos alunos.
- Promover a colaboração e o trabalho em grupo.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades propostas.
- Utilização adequada das técnicas de gravura.
- Criatividade e originalidade na produção da gravura.
- Clareza e objetividade na apresentação da gravura e do processo criativo.
Ações do professor
- Apresentar o tema e as técnicas de gravura de forma clara e objetiva.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Promover a reflexão e a discussão sobre o processo criativo dos artistas que utilizam a gravura em suas obras.
- Orientar os alunos na produção da gravura e na apresentação do processo criativo.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Utilizar as técnicas de gravura de forma adequada.
- Demonstrar criatividade e originalidade na produção da gravura.
- Apresentar a gravura e o processo criativo de forma clara e objetiva.