Aula sobre Gravura

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A gravura é uma técnica de impressão que permite a reprodução de imagens em grande quantidade. Ela é utilizada em diversas áreas, como na produção de livros, jornais, revistas, cartazes, entre outros. Na aula de Arte, os alunos terão a oportunidade de conhecer as técnicas de gravura, seus tipos e suas aplicações. A metodologia ativa Gamificação será utilizada para tornar a aula mais envolvente e didática. Os alunos irão criar um jogo de tabuleiro, com dado, pinos, cards de perguntas e ações, tabuleiro com 51 casas para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente aos alunos o tema da aula, contextualizando a importância da gravura na sociedade e na história da arte. Em seguida, explique a metodologia ativa Gamificação e como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Apresentação dos tipos de gravura

    Os alunos irão conhecer os tipos de gravura, como xilogravura, litogravura, serigrafia, entre outros. Apresente exemplos de cada tipo de gravura e explique as técnicas utilizadas em cada um deles.

  3. Etapa 3 - Criação do jogo de tabuleiro

    Os alunos irão criar um jogo de tabuleiro sobre o tema da aula. Eles deverão dividir-se em grupos e criar um tabuleiro com 51 casas, um dado, pinos e cards de perguntas e ações. Os cards deverão conter perguntas sobre os tipos de gravura, suas técnicas e aplicações.

  4. Etapa 4 - Jogo de tabuleiro

    Os alunos irão jogar o jogo de tabuleiro criado por eles mesmos. O objetivo é chegar ao final do tabuleiro respondendo corretamente às perguntas e realizando as ações indicadas nos cards.

  5. Etapa 5 - Discussão e reflexão

    Ao final do jogo, os alunos irão discutir e refletir sobre o que aprenderam durante a aula. Estimule a participação dos alunos, fazendo perguntas e incentivando a troca de ideias.

  6. Etapa 6 - Produção artística

    Os alunos irão produzir uma gravura utilizando uma das técnicas apresentadas na aula. Eles deverão escolher um tema e aplicar a técnica escolhida para criar a gravura.

  7. Etapa 7 - Apresentação das gravuras

    Ao final da aula, os alunos irão apresentar as gravuras produzidas para a turma. Estimule a participação dos alunos, fazendo perguntas e incentivando a troca de ideias.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar os elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, direção, cor, tom, escala, dimensão, espaço, movimento, etc.) na apreciação de diferentes produções artísticas.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na criação do jogo de tabuleiro e na produção das gravuras.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em trabalhar em grupo e cooperar com os colegas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na criação do jogo de tabuleiro e na produção das gravuras.
  • Qualidade das respostas às perguntas e ações do jogo de tabuleiro.
  • Criatividade e originalidade na produção das gravuras.
  • Cooperação e trabalho em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
  • Estimular a participação dos alunos e a troca de ideias.
  • Orientar e auxiliar os alunos na criação do jogo de tabuleiro e na produção das gravuras.
  • Incentivar a criatividade e a imaginação dos alunos.
  • Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedbacks construtivos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação do jogo de tabuleiro e da produção das gravuras.
  • Cooperar com os colegas e trabalhar em grupo.
  • Responder corretamente às perguntas e ações do jogo de tabuleiro.
  • Demonstrar criatividade e originalidade na produção das gravuras.
  • Participar das discussões e reflexões sobre o que foi aprendido durante a aula.