Aula sobre Gravura

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A gravura é uma técnica artística que consiste em transferir uma imagem de uma matriz para um suporte, como papel ou tecido. Essa técnica é muito utilizada em cartazes, livros ilustrados e até mesmo em notas de dinheiro. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a gravura e como ela pode ser utilizada para criar imagens incríveis. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos criarão um template de avaliação por rubrica, contendo os critérios _Não desenvolvido_, _Parcialmente_ _d__esenvolvido_ e _Plenamente_ _d__esenvolvido_ para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente a técnica da gravura e mostre exemplos de gravuras famosas, como as de Albrecht Dürer e Rembrandt. Em seguida, os alunos devem fazer uma breve pesquisa sobre a história da gravura e compartilhar suas descobertas com a turma.

  2. Etapa 2 - Discussão em grupo

    Os alunos devem se dividir em grupos e discutir sobre os diferentes tipos de gravura, como a xilogravura, a litogravura e a serigrafia. Cada grupo deve apresentar suas descobertas para a turma.

  3. Etapa 3 - Criação de uma gravura

    Os alunos devem escolher um tipo de gravura e criar uma imagem utilizando essa técnica. Forneça os materiais necessários, como papel, tinta e matrizes. Durante a criação, circule pela sala e dê dicas e sugestões aos alunos.

  4. Etapa 4 - Debate crítico

    Os alunos devem se reunir em grupos novamente e criar um template de avaliação por rubrica, contendo os critérios _Não desenvolvido_, _Parcialmente_ _d__esenvolvido_ e _Plenamente_ _d__esenvolvido_ para avaliar as gravuras criadas pelos colegas. Cada grupo deve apresentar suas avaliações e justificar suas escolhas.

  5. Etapa 5 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos durante a aula, considerando a participação nas discussões em grupo, a criatividade na criação da gravura e a qualidade da avaliação por rubrica.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar os elementos constitutivos das artes visuais.
  • Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
  • Promover a colaboração e o trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação nas discussões em grupo.
  • Criatividade na criação da gravura.
  • Qualidade da avaliação por rúbrica.

Ações do professor

  • Apresentar a técnica da gravura e mostrar exemplos.
  • Fornecer os materiais necessários para a criação da gravura.
  • Circular pela sala e dar dicas e sugestões aos alunos.

Ações do aluno

  • Fazer uma pesquisa sobre a história da gravura.
  • Discutir em grupo sobre os diferentes tipos de gravura.
  • Criar uma imagem utilizando a técnica da gravura.
  • Criar um template de avaliação por rúbrica para avaliar as gravuras dos colegas.
  • Apresentar suas avaliações e justificar suas escolhas.