Aula sobre Gravura
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
A gravura é uma técnica artística que consiste em transferir uma imagem de uma matriz para um suporte, como papel ou tecido. Essa técnica é muito utilizada em cartazes, livros ilustrados e até mesmo em notas de dinheiro. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a gravura e como ela pode ser utilizada para criar imagens incríveis. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos criarão um template de avaliação por rubrica, contendo os critérios _Não desenvolvido_, _Parcialmente_ _d__esenvolvido_ e _Plenamente_ _d__esenvolvido_ para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Introdução
Apresente a técnica da gravura e mostre exemplos de gravuras famosas, como as de Albrecht Dürer e Rembrandt. Em seguida, os alunos devem fazer uma breve pesquisa sobre a história da gravura e compartilhar suas descobertas com a turma.Etapa 2 - Discussão em grupo
Os alunos devem se dividir em grupos e discutir sobre os diferentes tipos de gravura, como a xilogravura, a litogravura e a serigrafia. Cada grupo deve apresentar suas descobertas para a turma.Etapa 3 - Criação de uma gravura
Os alunos devem escolher um tipo de gravura e criar uma imagem utilizando essa técnica. Forneça os materiais necessários, como papel, tinta e matrizes. Durante a criação, circule pela sala e dê dicas e sugestões aos alunos.Etapa 4 - Debate crítico
Os alunos devem se reunir em grupos novamente e criar um template de avaliação por rubrica, contendo os critérios _Não desenvolvido_, _Parcialmente_ _d__esenvolvido_ e _Plenamente_ _d__esenvolvido_ para avaliar as gravuras criadas pelos colegas. Cada grupo deve apresentar suas avaliações e justificar suas escolhas.Etapa 5 - Avaliação
Avalie o desempenho dos alunos durante a aula, considerando a participação nas discussões em grupo, a criatividade na criação da gravura e a qualidade da avaliação por rubrica.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar os elementos constitutivos das artes visuais.
- Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
- Promover a colaboração e o trabalho em grupo.
Critérios de avaliação
- Participação nas discussões em grupo.
- Criatividade na criação da gravura.
- Qualidade da avaliação por rúbrica.
Ações do professor
- Apresentar a técnica da gravura e mostrar exemplos.
- Fornecer os materiais necessários para a criação da gravura.
- Circular pela sala e dar dicas e sugestões aos alunos.
Ações do aluno
- Fazer uma pesquisa sobre a história da gravura.
- Discutir em grupo sobre os diferentes tipos de gravura.
- Criar uma imagem utilizando a técnica da gravura.
- Criar um template de avaliação por rúbrica para avaliar as gravuras dos colegas.
- Apresentar suas avaliações e justificar suas escolhas.