Aula sobre Gravura
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
A gravura é uma técnica de impressão que permite a reprodução de imagens em série. Ela é utilizada há séculos como forma de expressão artística e pode ser encontrada em diversas culturas ao redor do mundo. Nesta aula, vamos explorar os elementos constitutivos das artes visuais na criação de gravuras. A metodologia utilizada será a Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e irão passar por diferentes atividades relacionadas ao tema.
Etapa 1 - Introdução
Apresente a técnica de gravura e seus diferentes tipos, como xilogravura, litogravura e serigrafia. Mostre exemplos de gravuras famosas e sua importância na história da arte.Etapa 2 - Estação 1 - Ponto e linha na gravura
Nesta estação, os alunos irão criar gravuras utilizando apenas pontos e linhas. Forneça folhas de papel, lápis e borracha para que os alunos possam desenhar e experimentar diferentes padrões.Etapa 3 - Estação 2 - Cor na gravura
Nesta estação, os alunos irão criar gravuras utilizando diferentes cores. Forneça tintas, pincéis e papel para que os alunos possam experimentar diferentes combinações de cores.Etapa 4 - Estação 3 - Textura na gravura
Nesta estação, os alunos irão criar gravuras utilizando diferentes texturas. Forneça materiais como folhas, tecidos e objetos com texturas variadas para que os alunos possam experimentar diferentes efeitos.Etapa 5 - Conclusão
Reúna a turma e cada grupo irá apresentar suas gravuras. Serão discutidos os elementos constitutivos das artes visuais presentes em cada trabalho.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar os elementos constitutivos das artes visuais na criação de gravuras.
- Estimular a criatividade e a experimentação dos alunos na criação de gravuras.
- Promover a interação e a colaboração entre os alunos na realização das atividades.
Critérios de avaliação
- Utilização adequada dos elementos constitutivos das artes visuais na criação das gravuras.
- Criatividade e originalidade na escolha dos padrões, cores e texturas utilizados.
- Participação e colaboração nas atividades em grupo.
Ações do professor
- Apresentar a técnica de gravura e seus diferentes tipos.
- Fornecer materiais e orientação para as atividades em cada estação.
- Estimular a discussão e a análise dos trabalhos produzidos pelos alunos.
Ações do aluno
- Experimentar diferentes padrões, cores e texturas na criação das gravuras.
- Participar ativamente das atividades em grupo.
- Analisar e discutir os trabalhos produzidos pelos colegas.