Aula sobre Gravura

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A gravura é uma técnica de impressão que permite a reprodução de imagens em série. Ela é utilizada há séculos como forma de expressão artística e pode ser encontrada em diversas culturas ao redor do mundo. Nesta aula, vamos explorar os elementos constitutivos das artes visuais na criação de gravuras. A metodologia utilizada será a Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e irão passar por diferentes atividades relacionadas ao tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente a técnica de gravura e seus diferentes tipos, como xilogravura, litogravura e serigrafia. Mostre exemplos de gravuras famosas e sua importância na história da arte.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Ponto e linha na gravura

    Nesta estação, os alunos irão criar gravuras utilizando apenas pontos e linhas. Forneça folhas de papel, lápis e borracha para que os alunos possam desenhar e experimentar diferentes padrões.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Cor na gravura

    Nesta estação, os alunos irão criar gravuras utilizando diferentes cores. Forneça tintas, pincéis e papel para que os alunos possam experimentar diferentes combinações de cores.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Textura na gravura

    Nesta estação, os alunos irão criar gravuras utilizando diferentes texturas. Forneça materiais como folhas, tecidos e objetos com texturas variadas para que os alunos possam experimentar diferentes efeitos.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Reúna a turma e cada grupo irá apresentar suas gravuras. Serão discutidos os elementos constitutivos das artes visuais presentes em cada trabalho.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar os elementos constitutivos das artes visuais na criação de gravuras.
  • Estimular a criatividade e a experimentação dos alunos na criação de gravuras.
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos na realização das atividades.

Critérios de avaliação

  • Utilização adequada dos elementos constitutivos das artes visuais na criação das gravuras.
  • Criatividade e originalidade na escolha dos padrões, cores e texturas utilizados.
  • Participação e colaboração nas atividades em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar a técnica de gravura e seus diferentes tipos.
  • Fornecer materiais e orientação para as atividades em cada estação.
  • Estimular a discussão e a análise dos trabalhos produzidos pelos alunos.

Ações do aluno

  • Experimentar diferentes padrões, cores e texturas na criação das gravuras.
  • Participar ativamente das atividades em grupo.
  • Analisar e discutir os trabalhos produzidos pelos colegas.