Aula sobre Gravura

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A gravura é uma técnica de impressão que permite a reprodução de uma imagem em múltiplas cópias. Ela pode ser encontrada em diversos contextos, como na produção de livros, cartazes, revistas, entre outros. Nesta aula, os alunos serão convidados a explorar a técnica da gravura e suas possibilidades, criando um mapa conceitual que permita aprofundar o conhecimento sobre o tema. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Sala de aula invertida, em que os alunos serão incentivados a pesquisar e construir seu próprio conhecimento.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente a técnica da gravura e seus principais elementos, como a matriz, o buril e a tinta. Mostre exemplos de gravuras e sua aplicação em diferentes contextos.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos serão divididos em grupos e terão acesso a materiais digitais sobre a técnica da gravura. Eles deverão pesquisar sobre os elementos constitutivos da gravura e como eles são utilizados na produção de uma imagem.

  3. Etapa 3 - Construção do mapa conceitual

    Cada grupo deverá criar um mapa conceitual sobre a técnica da gravura, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. O mapa conceitual deverá ser construído em uma plataforma digital, como o Google Docs ou o MindMeister.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada grupo apresentará seu mapa conceitual para a turma, explicando as ideias centrais e as sub-ideias. Os alunos poderão fazer perguntas e comentários sobre os mapas apresentados.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    A turma discutirá em grupo as diferentes ideias apresentadas nos mapas conceituais, buscando identificar semelhanças e diferenças entre elas. Serão destacados os elementos constitutivos da gravura e como eles são utilizados na produção de uma imagem.

  6. Etapa 6 - Produção de gravuras

    Os alunos produzirão suas próprias gravuras, utilizando materiais simples como papel, lápis e tinta guache. Eles deverão aplicar os elementos constitutivos da gravura em sua produção.

  7. Etapa 7 - Apresentação das gravuras

    Cada aluno apresentará sua gravura para a turma, explicando os elementos constitutivos utilizados em sua produção.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar os elementos constitutivos das artes visuais.
  • Estimular a pesquisa e a construção do conhecimento pelos alunos.
  • Fomentar a criatividade e a expressão artística dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Qualidade do mapa conceitual produzido pelo grupo.
  • Qualidade da gravura produzida pelo aluno.

Ações do professor

  • Apresentar os elementos constitutivos da gravura e sua aplicação em diferentes contextos.
  • Orientar os alunos na pesquisa sobre a técnica da gravura.
  • Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos na produção de suas gravuras.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre a técnica da gravura e seus elementos constitutivos.
  • Criar um mapa conceitual sobre a técnica da gravura.
  • Produzir uma gravura aplicando os elementos constitutivos da técnica.