Aula sobre Gravura
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A gravura é uma técnica de impressão que permite a reprodução de uma imagem em múltiplas cópias. Ela pode ser encontrada em diversos contextos, como na produção de livros, cartazes, revistas, entre outros. Nesta aula, os alunos serão convidados a explorar a técnica da gravura e suas possibilidades, criando um mapa conceitual que permita aprofundar o conhecimento sobre o tema. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Sala de aula invertida, em que os alunos serão incentivados a pesquisar e construir seu próprio conhecimento.
Etapa 1 - Introdução
Apresente a técnica da gravura e seus principais elementos, como a matriz, o buril e a tinta. Mostre exemplos de gravuras e sua aplicação em diferentes contextos.Etapa 2 - Pesquisa
Os alunos serão divididos em grupos e terão acesso a materiais digitais sobre a técnica da gravura. Eles deverão pesquisar sobre os elementos constitutivos da gravura e como eles são utilizados na produção de uma imagem.Etapa 3 - Construção do mapa conceitual
Cada grupo deverá criar um mapa conceitual sobre a técnica da gravura, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. O mapa conceitual deverá ser construído em uma plataforma digital, como o Google Docs ou o MindMeister.Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais
Cada grupo apresentará seu mapa conceitual para a turma, explicando as ideias centrais e as sub-ideias. Os alunos poderão fazer perguntas e comentários sobre os mapas apresentados.Etapa 5 - Discussão em grupo
A turma discutirá em grupo as diferentes ideias apresentadas nos mapas conceituais, buscando identificar semelhanças e diferenças entre elas. Serão destacados os elementos constitutivos da gravura e como eles são utilizados na produção de uma imagem.Etapa 6 - Produção de gravuras
Os alunos produzirão suas próprias gravuras, utilizando materiais simples como papel, lápis e tinta guache. Eles deverão aplicar os elementos constitutivos da gravura em sua produção.Etapa 7 - Apresentação das gravuras
Cada aluno apresentará sua gravura para a turma, explicando os elementos constitutivos utilizados em sua produção.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar os elementos constitutivos das artes visuais.
- Estimular a pesquisa e a construção do conhecimento pelos alunos.
- Fomentar a criatividade e a expressão artística dos alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades propostas.
- Qualidade do mapa conceitual produzido pelo grupo.
- Qualidade da gravura produzida pelo aluno.
Ações do professor
- Apresentar os elementos constitutivos da gravura e sua aplicação em diferentes contextos.
- Orientar os alunos na pesquisa sobre a técnica da gravura.
- Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos na produção de suas gravuras.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre a técnica da gravura e seus elementos constitutivos.
- Criar um mapa conceitual sobre a técnica da gravura.
- Produzir uma gravura aplicando os elementos constitutivos da técnica.