Aula sobre Grecia Antiga E Dominios Territoriais

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


A Grécia Antiga é um tema muito importante para a compreensão da história ocidental. Através da metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas, os alunos serão desafiados a criar um diário de bordo, onde deverão identificar problemas, gerar alternativas e soluções para entender a formação da Grécia Antiga, com ênfase na formação da pólis e nas transformações políticas, sociais e culturais. Para tornar a aula mais envolvente e didática, o professor pode utilizar exemplos práticos e cotidianos, como a influência da cultura grega na arquitetura, na filosofia e na democracia.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e contextualize a importância da Grécia Antiga para a história ocidental. Para isso, você pode utilizar imagens e vídeos para ilustrar a apresentação.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Os alunos devem ser divididos em grupos de 4 a 5 pessoas para a criação do diário de bordo.

  3. Etapa 3 - Identificação do problema

    Cada grupo deve identificar um problema relacionado à formação da Grécia Antiga. Forneça algumas sugestões, como a formação da pólis, a influência da cultura grega na democracia, entre outros. Auxilie na procura desse problema, auxiliando os estudantes a pensarem sobre suas dúvidas sobre o tema.

  4. Etapa 4 - Geração de alternativas

    Os grupos devem gerar alternativas para solucionar o problema identificado. Forneça materiais de pesquisa para auxiliar na criação das alternativas.

  5. Etapa 5 - Solução

    Cada grupo deve escolher a melhor alternativa e apresentar a solução para o problema identificado. Incentive a criatividade e a inovação na apresentação.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os grupos devem discutir as soluções apresentadas pelos demais grupos e avaliar a eficácia das alternativas.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema e avalie o desempenho dos alunos na atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explicar a formação da Grécia Antiga, com ênfase na formação da pólis e nas transformações políticas, sociais e culturais.
  • Estimular a criatividade e a inovação dos alunos na busca por soluções para os problemas identificados.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e discutir ideias.

Critérios de avaliação

  • Identificação clara do problema relacionado à formação da Grécia Antiga.
  • Geração de alternativas criativas e inovadoras para solucionar o problema.
  • Apresentação clara e objetiva da solução escolhida.
  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Coerência e consistência na conclusão sobre o tema.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Fornecer materiais de pesquisa para auxiliar na criação das alternativas.
  • Incentivar a criatividade e a inovação na busca por soluções.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
  • Avaliar o desempenho dos alunos na atividade.

Ações do aluno

  • Identificar claramente o problema relacionado à formação da Grécia Antiga.
  • Gerar alternativas criativas e inovadoras para solucionar o problema.
  • Escolher a melhor alternativa e apresentar a solução de forma clara e objetiva.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Avaliar as soluções apresentadas pelos demais grupos e discutir ideias.