Aula sobre Grecia Antiga E Dominios Territoriais

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


A Grécia Antiga desperta grande fascínio e possui uma relevância fundamental para a compreensão da história humana. Nesta aula, exploraremos a formação da Grécia Antiga, com foco especial na pólis e nas transformações políticas, sociais e culturais. Com o intuito de tornar a aula mais dinâmica e educativa, adotaremos a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos. Os alunos formarão grupos e criarão um template de avaliação mútua, onde cada grupo avaliará os demais com base nos critérios de organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, atribuindo notas de 1 a 5. Essa atividade promoverá o desenvolvimento do tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema da aula, explicando a importância da Grécia Antiga para a história da humanidade. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos e receberão a tarefa de criar um template de avaliação por pares.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos devem pesquisar sobre a formação da Grécia Antiga, com ênfase na formação da pólis e nas transformações políticas, sociais e culturais. Eles deverão utilizar livros, enciclopédias e sites confiáveis para realizar a pesquisa.

  3. Etapa 3 - Criação do template de avaliação

    Os grupos irão criar o template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5 para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos templates

    Cada grupo irá apresentar seu template de avaliação para a turma, explicando os critérios de avaliação e como eles serão utilizados na atividade.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo sobre a formação da Grécia Antiga, utilizando os critérios de avaliação criados pelos outros grupos para avaliar a apresentação dos colegas.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Concluir a aula, reforçando a importância da Grécia Antiga para a história da humanidade e destacando os pontos positivos da atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explicar a formação da Grécia Antiga, com ênfase na formação da pólis e nas transformações políticas, sociais e culturais.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar e serem avaliados pelos colegas.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo.
  • Construção dos argumentos.
  • Apresentação e comunicação.
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Introduzir o tema da aula.
  • Dividir os alunos em grupos.
  • Orientar os alunos na criação do template de avaliação por pares.
  • Conduzir a discussão em grupo.
  • Concluir a aula.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa sobre a formação da Grécia Antiga.
  • Criar o template de avaliação por pares.
  • Apresentar o template de avaliação para a turma.
  • Discutir em grupo sobre a formação da Grécia Antiga.
  • Avaliar e ser avaliado pelos colegas.