Aula sobre Grecia Antiga E Dominios Territoriais

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


A compreensão da história ocidental é enriquecida pelo estudo da fascinante Grécia Antiga, que nos permite compreender o desenvolvimento da democracia, filosofia, arte e cultura. Nesta aula, daremos destaque à formação da Grécia Antiga, abordando as transformações políticas, sociais e culturais, com ênfase na pólis. Para tornar o aprendizado mais envolvente e dinâmico, adotaremos a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares. Os alunos criarão um template de avaliação, onde cada grupo avaliará o outro com critérios como organização, argumentação, apresentação, comunicação e desempenho geral, atribuindo notas de 1 a 5.

  1. Etapa 1 - Pesquisa

    Cada grupo terá a responsabilidade de pesquisar e aprofundar-se em um aspecto específico, com ênfase na formação da pólis e nas transformações políticas, sociais e culturais. Os alunos podem utilizar diversas fontes de pesquisa, como livros didáticos, enciclopédias, sites confiáveis e outras referências relevantes. Alguns exemplos de aspectos a serem explorados são: o surgimento da democracia ateniense, a estrutura social da pólis, as mudanças na vida cotidiana dos cidadãos gregos e as contribuições culturais dos filósofos e artistas gregos.

  2. Etapa 2 - Criação do template de avaliação

    Cada grupo deverá criar um template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos templates

    Cada grupo deverá apresentar seu template de avaliação para a turma, explicando os critérios de avaliação e como eles serão utilizados na atividade.

  4. Etapa 4 - Debate em grupo

    Cada grupo deverá escolher um tema relacionado à formação da Grécia Antiga e discutir em grupo, utilizando os critérios de avaliação criados anteriormente. Circule pela sala, auxiliando os alunos e tirando dúvidas.

  5. Etapa 5 - Avaliação

    Ao final da atividade, cada grupo deverá avaliar o desempenho dos outros grupos, utilizando o template de avaliação criado anteriormente.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Conclua a aula, reforçando a importância da Grécia Antiga para a história ocidental e destacando os pontos positivos da atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explicar a formação da Grécia Antiga, com ênfase na formação da pólis e nas transformações políticas, sociais e culturais.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a capacidade de avaliação e autoavaliação dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo.
  • Construção dos argumentos.
  • Apresentação e comunicação.
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Introduzir o tema da aula.
  • Dividir os alunos em grupos.
  • Auxiliar os alunos durante a atividade.
  • Concluir a aula.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre a formação da Grécia Antiga.
  • Criar um template de avaliação por pares.
  • Apresentar o template de avaliação para a turma.
  • Discutir em grupo utilizando os critérios de avaliação criados anteriormente.
  • Avaliar o desempenho dos outros grupos.