Aula sobre Grecia Antiga E Dominios Territoriais

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


A Grécia Antiga é um tema muito importante para a compreensão da história ocidental. Através do estudo da Grécia Antiga, podemos entender como se formou a pólis, a cidade-estado grega, e como ocorreram as transformações políticas, sociais e culturais que influenciaram a história da humanidade. Além disso, a metodologia ativa Ensino Híbrido será utilizada nesta aula, onde os alunos criarão um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos. Isso permitirá que os alunos sejam mais participativos e envolvidos no processo de aprendizagem.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando o que é a Grécia Antiga e como ela se formou. Em seguida, apresente o objetivo da aula e como ela será desenvolvida. Explique que, durante a aula, os alunos criarão um template com os campos de Check-in e Check-out. O Check-in permite registrar expectativas e conhecimentos prévios, enquanto o Check-out promove a reflexão sobre o aprendizado. Esses campos estimulam a participação ativa dos alunos, personalizam o processo de aprendizagem e fornecem um recurso para acompanhar o progresso.

  2. Etapa 2 - Check-in

    Os alunos devem criar um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out. Explique como funciona o Check-in e como ele será utilizado durante a aula.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Para aprofundar o conhecimento sobre a formação da pólis, as transformações políticas, sociais e culturais na Grécia Antiga, os alunos realizarão uma pesquisa. Se possível, oriente que pesquisa seja realizada online no laboratório de informática da escola ou até mesmo no nosso celular, se permitido. Os alunos deverão buscar fontes confiáveis, como sites educacionais, artigos acadêmicos e livros digitais, para obter informações relevantes sobre os temas abordados. Durante a pesquisa, é importante que os alunos façam anotações e registrem as fontes consultadas para referência posterior.

  4. Etapa 4 - Check-out

    Os alunos devem utilizar o campo de Check-out em seus templates de registro de aprendizagem para fazer uma reflexão sobre o que aprenderam durante a aula.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Conclua a aula resumindo o tema e tirando possíveis dúvidas dos estudantes. Dê a eles a oportunidade de comentem suas impressões sobre a aula e sobre os seus aprendizados.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explicar a formação da Grécia Antiga, com ênfase na formação da pólis e nas transformações políticas, sociais e culturais.
  • Estimular a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em fazer anotações e reflexões sobre o que aprenderam.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante a aula.
  • Qualidade das anotações e reflexões feitas pelos alunos em seus templates de registro de aprendizagem.
  • Capacidade dos alunos em realizar uma pesquisa sobre a formação da Grécia Antiga, com ênfase na formação da pólis e nas transformações políticas, sociais e culturais.

Ações do professor

  • Explicar de forma clara e objetiva o objetivo da aula e como ela será desenvolvida.
  • Estimular a participação ativa dos alunos durante a aula.
  • Fazer perguntas para os alunos para estimular a reflexão e o pensamento crítico.

Ações do aluno

  • Criar um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out.
  • Fazer anotações durante a aula em seus templates de registro de aprendizagem.
  • Utilizar o campo de Check-out em seus templates de registro de aprendizagem para fazer uma reflexão sobre o que aprenderam durante a aula.
  • Realizar pesquisas em locais confiáveis.