Aula sobre Grecia Antiga E Dominios Territoriais
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
A Grécia Antiga é um tema muito importante para a compreensão da história ocidental. Através da formação da pólis, a Grécia Antiga pôde desenvolver uma cultura rica e influente, que ainda é estudada e admirada atualmente. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a formação da Grécia Antiga, com ênfase na formação da pólis e nas transformações políticas, sociais e culturais. A metodologia utilizada será a Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em três grupos e cada grupo será responsável por uma atividade relacionada ao tema.
Etapa 1 - Introdução
Introduza o tema da aula, explicando a importância da Grécia Antiga para a história ocidental. Em seguida, os alunos serão divididos em três grupos e cada grupo será encaminhado para uma estação.Etapa 2 - Estação 1 - Formação da pólis
Nesta estação, os alunos irão assistir a um vídeo sobre a formação da pólis e responder a algumas perguntas sobre o tema. Em seguida, eles irão criar um mapa mental sobre a formação da pólis.Etapa 3 - Estação 2 - Transformações políticas
Nesta estação, os alunos irão ler um texto sobre as transformações políticas na Grécia Antiga e responder a algumas perguntas sobre o tema. Em seguida, eles irão criar um infográfico sobre as transformações políticas na Grécia Antiga.Etapa 4 - Estação 3 - Transformações sociais e culturais
Nesta estação, os alunos irão ler um texto sobre as transformações sociais e culturais na Grécia Antiga e responder a algumas perguntas sobre o tema. Em seguida, eles irão criar um cartaz sobre as transformações sociais e culturais na Grécia Antiga.Etapa 5 - Conclusão
Reúna a turma e peça que cada grupo apresente o resultado de sua atividade. Em seguida, ele faça uma síntese do que foi aprendido na aula.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em explicar a formação da Grécia Antiga, com ênfase na formação da pólis e nas transformações políticas, sociais e culturais.
- Estimular a criatividade e a capacidade de síntese dos alunos.
- Promover a cooperação e a interação entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades propostas.
- Qualidade do mapa mental, infográfico e cartaz produzidos pelos alunos.
- Capacidade de síntese e clareza na apresentação dos resultados.
Ações do professor
- Introduzir o tema da aula de forma clara e objetiva.
- Orientar os alunos durante as atividades propostas.
- Fazer uma síntese do que foi aprendido na aula.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Criar um mapa mental, infográfico e cartaz de qualidade.
- Apresentar de forma clara e objetiva o resultado de sua atividade.