Aula sobre Grecia Antiga E Dominios Territoriais
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A Grécia Antiga desempenha um papel significativo na compreensão da história ocidental. Por meio do estudo desse período, é possível compreender o desenvolvimento da democracia, filosofia, arte e cultura ocidental. Nesta aula, concentraremos nossa atenção na formação da Grécia Antiga, com destaque para a pólis e as transformações políticas, sociais e culturais. Para tornar a aula mais interativa e didática, adotaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs. Esse template servirá como uma ferramenta de avaliação para os estudantes expressarem suas opiniões sobre a atividade, auxiliando no desenvolvimento do tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula explicando o que é a Grécia Antiga e sua importância para a história ocidental. Em seguida, deve apresentar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida e explique como ela será utilizada nesta aula.Etapa 2 - Estudo prévio
Disponibilize algum material de pesquisa para os alunos estudarem previamente sobre a formação da Grécia Antiga, com ênfase na formação da pólis e nas transformações políticas, sociais e culturais. Forneça materiais de apoio para a pesquisa, como livros, artigos e vídeos.Etapa 3 - Discussão em grupo
Os alunos devem se reunir em grupos para discutir o que aprenderam na pesquisa prévia e compartilhar suas descobertas. Oriente a discussão e incentive a participação de todos os alunos.Etapa 4 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs
Os alunos devem criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, “Que pena”, “Que tal”, que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Forneça orientações sobre como criar o template e incentivar a criatividade dos alunos.Etapa 5 - Apresentação dos templates
Cada grupo deve apresentar seu template para a turma e explique como ele pode ser utilizado para avaliar a atividade. Incentive a participação de todos os alunos e forneça feedback sobre os templates apresentados.Etapa 6 - Conclusão
Encerre a aula fazendo uma revisão dos principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem pesquisando sobre a Grécia Antiga.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em explicar a formação da Grécia Antiga, com ênfase na formação da pólis e nas transformações políticas, sociais e culturais.
- Incentivar a pesquisa e o trabalho em grupo.
- Desenvolver a criatividade dos alunos na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na pesquisa prévia.
- Participação ativa na discussão em grupo.
- Criatividade na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
- Clareza e objetividade na apresentação do template.
- Participação ativa na aula como um todo.
Ações do professor
- Explicar claramente a metodologia ativa Sala de Aula Invertida.
- Fornecer materiais de apoio para a pesquisa prévia.
- Orientar a discussão em grupo.
- Fornecer feedback sobre os templates apresentados.
- Incentivar a participação ativa de todos os alunos.
Ações do aluno
- Realizar a pesquisa prévia.
- Participar ativamente da discussão em grupo.
- Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs criativo e objetivo.
- Apresentar o template para a turma de forma clara e objetiva.
- Participar ativamente da aula como um todo.