Aula sobre Grecia Antiga E Dominios Territoriais

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A Grécia Antiga desempenha um papel significativo na compreensão da história ocidental. Por meio do estudo desse período, é possível compreender o desenvolvimento da democracia, filosofia, arte e cultura ocidental. Nesta aula, concentraremos nossa atenção na formação da Grécia Antiga, com destaque para a pólis e as transformações políticas, sociais e culturais. Para tornar a aula mais interativa e didática, adotaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs. Esse template servirá como uma ferramenta de avaliação para os estudantes expressarem suas opiniões sobre a atividade, auxiliando no desenvolvimento do tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando o que é a Grécia Antiga e sua importância para a história ocidental. Em seguida, deve apresentar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida e explique como ela será utilizada nesta aula.

  2. Etapa 2 - Estudo prévio

    Disponibilize algum material de pesquisa para os alunos estudarem previamente sobre a formação da Grécia Antiga, com ênfase na formação da pólis e nas transformações políticas, sociais e culturais. Forneça materiais de apoio para a pesquisa, como livros, artigos e vídeos.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos devem se reunir em grupos para discutir o que aprenderam na pesquisa prévia e compartilhar suas descobertas. Oriente a discussão e incentive a participação de todos os alunos.

  4. Etapa 4 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos devem criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, “Que pena”, “Que tal”, que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Forneça orientações sobre como criar o template e incentivar a criatividade dos alunos.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos templates

    Cada grupo deve apresentar seu template para a turma e explique como ele pode ser utilizado para avaliar a atividade. Incentive a participação de todos os alunos e forneça feedback sobre os templates apresentados.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Encerre a aula fazendo uma revisão dos principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem pesquisando sobre a Grécia Antiga.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explicar a formação da Grécia Antiga, com ênfase na formação da pólis e nas transformações políticas, sociais e culturais.
  • Incentivar a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a criatividade dos alunos na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa prévia.
  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Criatividade na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Clareza e objetividade na apresentação do template.
  • Participação ativa na aula como um todo.

Ações do professor

  • Explicar claramente a metodologia ativa Sala de Aula Invertida.
  • Fornecer materiais de apoio para a pesquisa prévia.
  • Orientar a discussão em grupo.
  • Fornecer feedback sobre os templates apresentados.
  • Incentivar a participação ativa de todos os alunos.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa prévia.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs criativo e objetivo.
  • Apresentar o template para a turma de forma clara e objetiva.
  • Participar ativamente da aula como um todo.