Aula sobre Grecia Classica

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


A Grécia Clássica é um tema muito importante para a compreensão da história ocidental. Através dela, podemos entender a origem da democracia, da filosofia, da arte e da ciência. Além disso, a Grécia Clássica influenciou outras sociedades e culturas ao longo da história. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas para discutir o conceito de Antiguidade Clássica, seu alcance e limite na tradição ocidental, assim como os impactos sobre outras sociedades e culturas. Os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, Que pena, Que tal, que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula e faça uma breve contextualização sobre a Grécia Clássica. Os alunos poderão fazer perguntas e tirar dúvidas.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Explique a metodologia e como ela será utilizada na aula. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.

  3. Etapa 3 - Problematização

    Apresente um problema relacionado ao tema da aula, como, por exemplo: "Como a Grécia Clássica influenciou a democracia no mundo ocidental?". Os grupos deverão discutir e elaborar uma resposta para o problema.

  4. Etapa 4 - Apresentação das respostas

    Cada grupo apresentará sua resposta para o problema. Os demais grupos poderão fazer perguntas e comentários. É importante que os alunos façam suas observações aos grupos de forma construtiva.

  5. Etapa 5 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, Que pena, Que tal. Eles deverão avaliar a atividade e preencher o template com suas opiniões.

  6. Etapa 6 - Discussão sobre as avaliações

    Discuta com os alunos as avaliações feitas no template de Dinâmica dos 3 Qs. Eles poderão comentar sobre o que gostaram, o que não gostaram e o que poderia ser melhorado na atividade.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a aula e reforce os principais pontos discutidos. Incentive os alunos a continuarem estudando sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em discutir o conceito de Antiguidade Clássica, seu alcance e limite na tradição ocidental, assim como os impactos sobre outras sociedades e culturas.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de trabalho em grupo dos alunos.
  • Desenvolver a capacidade de avaliação e autoavaliação dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Qualidade da resposta para o problema apresentado.
  • Qualidade da avaliação feita no template de Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula de forma clara e objetiva.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
  • Fazer perguntas e comentários que estimulem a reflexão dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Elaborar uma resposta de qualidade para o problema apresentado.
  • Avaliar a atividade de forma crítica e construtiva.