Aula sobre Grecia Classica

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


A Grécia Clássica é um tema muito importante para a compreensão da história ocidental. Através dela, podemos entender como a democracia, a filosofia, a arte e a cultura se desenvolveram na antiguidade. Além disso, a Grécia Clássica influenciou muitas outras sociedades e culturas ao longo da história. Nesta aula, os alunos irão trabalhar com a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, criando um mapa conceitual sobre o tema. Para isso, eles irão discutir o conceito de Antiguidade Clássica, seu alcance e limite na tradição ocidental, assim como os impactos sobre outras sociedades e culturas.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique como a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares funciona. Em seguida, os alunos serão divididos em duplas ou trios.

  2. Etapa 2 - Definição da ideia central

    Cada grupo deverá discutir e definir a ideia central do mapa conceitual, que será "Grécia Clássica". Oriente os alunos a pensar em palavras-chave e conceitos relacionados ao tema, como _pólis,_ civilização ocidental, política expansionista, etc.

  3. Etapa 3 - Definição das sub-ideias

    Cada grupo deverá definir 8 sub-ideias relacionadas ao tema. Oriente os alunos a pensar em conceitos mais específicos e aprofundados. Selecione e disponibilize vídeos, textos e artigos como material de apoio.

  4. Etapa 4 - Criação do mapa conceitual

    Cada grupo deverá criar o mapa conceitual, utilizando as ideias centrais e sub-ideias definidas anteriormente. Oriente os alunos a organizar as informações de forma clara e objetiva.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada grupo deverá apresentar seu mapa conceitual para a turma. Incentive a participação de todos os alunos e promova a discussão sobre as ideias apresentadas.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, os alunos deverão discutir em grupo sobre as semelhanças e diferenças entre os mapas conceituais. Oriente a discussão e incentive a participação de todos os alunos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a aula, reforçando os conceitos aprendidos e incentivando os alunos a continuarem estudando sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em discutir o conceito de Antiguidade Clássica, seu alcance e limite na tradição ocidental, assim como os impactos sobre outras sociedades e culturas.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de organização dos alunos na criação do mapa conceitual.
  • Promover a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Coerência e clareza na definição da ideia central e das sub-ideias.
  • Organização e clareza na criação do mapa conceitual.
  • Participação ativa e colaborativa dos alunos durante a aula.
  • Capacidade de argumentação e discussão dos alunos durante a apresentação dos mapas conceituais.
  • Compreensão dos conceitos apresentados durante a aula.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na definição da ideia central e das sub-ideias.
  • Incentivar a criatividade e a capacidade de organização dos alunos na criação do mapa conceitual.
  • Promover a participação ativa dos alunos durante a aula.
  • Orientar a discussão em grupo após as apresentações dos mapas conceituais.
  • Fazer uma conclusão sobre a aula, reforçando os conceitos aprendidos e incentivando os alunos a continuarem estudando sobre o tema.

Ações do aluno

  • Discutir e definir a ideia central e as sub-ideias.
  • Criar o mapa conceitual de forma clara e objetiva.
  • Participar ativamente durante a aula e as apresentações dos mapas conceituais.
  • Argumentar e discutir sobre as ideias apresentadas pelos colegas.
  • Continuar estudando sobre o tema após a aula.