Aula sobre Grecia Classica

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A Grécia Clássica é um tema muito importante para a compreensão da história ocidental. Nesta aula, os alunos irão discutir o conceito de Antiguidade Clássica, seu alcance e limite na tradição ocidental, assim como os impactos sobre outras sociedades e culturas. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Design Sprint, na qual os alunos criarão um template de design sprint, com 5 etapas, entender, esboçar, decidir, prototipar, testar para desenvolver o tema e seus subtópicos. Serão apresentados exemplos práticos e didáticos sobre o tema, como a arquitetura grega, a democracia ateniense e a filosofia de Sócrates, Platão e Aristóteles.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique a metodologia Design Sprint. Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e cada grupo receberá uma folha de papel para criar o template de design sprint.

  2. Etapa 2 - Entender

    Os alunos irão pesquisar sobre a Grécia Clássica e discutir em grupo o que eles já sabem sobre o tema. Em seguida, cada grupo irá escrever em post-its as principais informações que encontraram e colar na folha de papel. Selecione e disponibilize vídeos, textos e artigos como material de apoio.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Cada grupo irá criar um esboço do que eles querem apresentar sobre a Grécia Clássica. Eles podem usar desenhos, palavras-chave ou qualquer outra forma de representação visual.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Os grupos irão discutir e decidir qual será o foco da apresentação sobre a Grécia Clássica. Eles devem escolher um subtópico para desenvolver e apresentar.

  5. Etapa 5 - Prototipar

    Cada grupo irá criar um protótipo da apresentação sobre o subtópico escolhido. Eles podem usar cartazes, maquetes, apresentações de slides ou qualquer outra forma de apresentação.

  6. Etapa 6 - Testar

    Os grupos irão apresentar seus protótipos para a turma e receber feedbacks. Eles devem avaliar o que funcionou bem e o que pode ser melhorado na apresentação.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma reflexão sobre a aula e a metodologia utilizada. Os alunos serão incentivados a pensar sobre como podem aplicar a metodologia Design Sprint em outras disciplinas e projetos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em discutir o conceito de Antiguidade Clássica, seu alcance e limite na tradição ocidental, assim como os impactos sobre outras sociedades e culturas.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em pesquisar, selecionar e organizar informações.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Qualidade do protótipo criado pelo grupo.
  • Clareza e objetividade na apresentação do subtópico escolhido.

Ações do professor

  • Explicar a metodologia Design Sprint e orientar os alunos durante as atividades.
  • Estimular a participação e a colaboração entre os alunos.
  • Fazer perguntas que incentivem a reflexão e o aprofundamento do tema.

Ações do aluno

  • Pesquisar e selecionar informações relevantes sobre a Grécia Clássica.
  • Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.
  • Criar um protótipo criativo e objetivo para apresentar o subtópico escolhido.