Aula sobre Grecia Classica

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


A Grécia Clássica é um tema muito importante para a compreensão da história ocidental. Através dela, podemos entender a origem da democracia, da filosofia, da arte e da ciência. Além disso, a Grécia Clássica influenciou muitas outras culturas ao longo da história. Nesta aula, os alunos irão discutir o conceito de Antiguidade Clássica, seu alcance e limite na tradição ocidental, assim como os impactos sobre outras sociedades e culturas. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Ensino Híbrido, na qual os alunos criarão um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique a metodologia Ensino Híbrido. Em seguida, os alunos irão criar seus templates de registro de aprendizagem, com os campos de Check-in e Check-out.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos irão pesquisar sobre a Grécia Clássica, utilizando fontes diversas, como livros, sites e vídeos. Eles deverão preencher o campo de Check-in do seu template com as informações mais relevantes que encontraram.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos irão se dividir em grupos para discutir as informações que encontraram e compartilhar com os colegas. Circule pela sala, auxiliando e tirando dúvidas.

  4. Etapa 4 - Síntese

    Cada grupo irá apresentar suas conclusões para a turma, ajude-os a sintetizar as informações mais importantes. Os alunos deverão preencher o campo de Check-out do seu template com as informações mais relevantes que aprenderam.

  5. Etapa 5 - Reflexão

    Os alunos irão refletir sobre o que aprenderam e como podem aplicar esse conhecimento em suas vidas. Eles deverão preencher o campo de reflexão do seu template.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Avalie os templates de registro de aprendizagem dos alunos, levando em consideração a qualidade das informações, a participação em grupo e a reflexão final.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula reforçando os principais pontos aprendidos e incentivando os alunos a continuarem pesquisando sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em discutir o conceito de Antiguidade Clássica, seu alcance e limite na tradição ocidental, assim como os impactos sobre outras sociedades e culturas.
  • Estimular a pesquisa e a reflexão crítica dos alunos.
  • Promover a colaboração e o trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Qualidade das informações pesquisadas e apresentadas.
  • Participação ativa e colaborativa em grupo.
  • Reflexão crítica sobre o tema.
  • Organização e clareza do template de registro de aprendizagem.
  • Participação geral na aula.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a metodologia Ensino Híbrido.
  • Auxiliar os alunos na pesquisa e na discussão em grupo.
  • Sintetizar as informações mais importantes e ajudar na reflexão final.
  • Avaliar os templates de registro de aprendizagem dos alunos.
  • Encerrar a aula, reforçando os principais pontos aprendidos.

Ações do aluno

  • Criar o template de registro de aprendizagem, com os campos de Check-in e Check-out.
  • Pesquisar sobre a Grécia Clássica, utilizando fontes diversas.
  • Discutir as informações encontradas em grupo.
  • Apresentar as conclusões para a turma.
  • Refletir sobre o que aprenderam e como podem aplicar esse conhecimento em suas vidas.