Aula sobre Grecia Classica
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
A Grécia Clássica é um tema muito importante para a compreensão da história ocidental. Através dela, podemos entender a origem da democracia, da filosofia, da arte e da ciência. Além disso, a Grécia Clássica influenciou muitas outras culturas ao longo da história. Nesta aula, os alunos irão discutir o conceito de Antiguidade Clássica, seu alcance e limite na tradição ocidental, assim como os impactos sobre outras sociedades e culturas. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Ensino Híbrido, na qual os alunos criarão um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e explique a metodologia Ensino Híbrido. Em seguida, os alunos irão criar seus templates de registro de aprendizagem, com os campos de Check-in e Check-out.Etapa 2 - Pesquisa
Os alunos irão pesquisar sobre a Grécia Clássica, utilizando fontes diversas, como livros, sites e vídeos. Eles deverão preencher o campo de Check-in do seu template com as informações mais relevantes que encontraram.Etapa 3 - Discussão em grupo
Os alunos irão se dividir em grupos para discutir as informações que encontraram e compartilhar com os colegas. Circule pela sala, auxiliando e tirando dúvidas.Etapa 4 - Síntese
Cada grupo irá apresentar suas conclusões para a turma, ajude-os a sintetizar as informações mais importantes. Os alunos deverão preencher o campo de Check-out do seu template com as informações mais relevantes que aprenderam.Etapa 5 - Reflexão
Os alunos irão refletir sobre o que aprenderam e como podem aplicar esse conhecimento em suas vidas. Eles deverão preencher o campo de reflexão do seu template.Etapa 6 - Avaliação
Avalie os templates de registro de aprendizagem dos alunos, levando em consideração a qualidade das informações, a participação em grupo e a reflexão final.Etapa 7 - Encerramento
Encerre a aula reforçando os principais pontos aprendidos e incentivando os alunos a continuarem pesquisando sobre o tema.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em discutir o conceito de Antiguidade Clássica, seu alcance e limite na tradição ocidental, assim como os impactos sobre outras sociedades e culturas.
- Estimular a pesquisa e a reflexão crítica dos alunos.
- Promover a colaboração e o trabalho em grupo.
Critérios de avaliação
- Qualidade das informações pesquisadas e apresentadas.
- Participação ativa e colaborativa em grupo.
- Reflexão crítica sobre o tema.
- Organização e clareza do template de registro de aprendizagem.
- Participação geral na aula.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar a metodologia Ensino Híbrido.
- Auxiliar os alunos na pesquisa e na discussão em grupo.
- Sintetizar as informações mais importantes e ajudar na reflexão final.
- Avaliar os templates de registro de aprendizagem dos alunos.
- Encerrar a aula, reforçando os principais pontos aprendidos.
Ações do aluno
- Criar o template de registro de aprendizagem, com os campos de Check-in e Check-out.
- Pesquisar sobre a Grécia Clássica, utilizando fontes diversas.
- Discutir as informações encontradas em grupo.
- Apresentar as conclusões para a turma.
- Refletir sobre o que aprenderam e como podem aplicar esse conhecimento em suas vidas.