Aula sobre Grecia Classica
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A Grécia Clássica é um tema muito importante para a compreensão da história ocidental. Através dela, podemos entender a origem da democracia, da filosofia, da arte e da ciência. Além disso, a Grécia Clássica influenciou outras sociedades e culturas ao longo da história. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida para que os alunos possam criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Para isso, os alunos deverão pesquisar sobre a Grécia Clássica e suas principais características antes da aula.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e explique a metodologia ativa Sala de Aula Invertida. Os alunos receberão instruções sobre como criar o template de Dinâmica dos 3 Qs.Etapa 2 - Pesquisa
Os alunos deverão pesquisar sobre a Grécia Clássica e suas principais características, como a política, a filosofia, a arte e a literatura. Eles poderão utilizar livros, sites e outros materiais disponíveis. Selecione e disponibilize materiais confiáveis sobre a temática.Etapa 3 - Discussão em grupo
Os alunos serão divididos em grupos para discutir as informações que encontraram durante a pesquisa. Eles deverão compartilhar suas descobertas e debater sobre as principais características da Grécia Clássica.Etapa 4 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs
Os alunos deverão criar o template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal". Eles deverão utilizar as informações discutidas em grupo para preencher o template.Etapa 5 - Apresentação dos templates
Cada grupo deverá apresentar seu template para a turma. Os alunos poderão comentar e debater sobre as informações apresentadas.Etapa 6 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre a aula e os alunos poderão fazer perguntas e comentários sobre o tema. Reforce os conceitos aprendidos e incentive os alunos a continuarem estudando sobre o tema
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em discutir o conceito de Antiguidade Clássica, seu alcance e limite na tradição ocidental, assim como os impactos sobre outras sociedades e culturas.
- Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em criar e utilizar ferramentas de avaliação.
Critérios de avaliação
- Participação na pesquisa e na discussão em grupo.
- Qualidade do template de Dinâmica dos 3 Qs criado.
- Qualidade da apresentação do template.
Ações do professor
- Apresentar o tema da aula e explicar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida.
- Orientar os alunos na pesquisa e na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
- Estimular a participação dos alunos na discussão em grupo.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre a Grécia Clássica e suas principais características.
- Participar da discussão em grupo.
- Criar o template de Dinâmica dos 3 Qs.
- Apresentar o template para a turma.
- Fazer perguntas e comentários sobre o tema.