Aula sobre Grecia Classica

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A Grécia Clássica é um tema muito importante para a compreensão da história ocidental. Através dela, podemos entender a origem da democracia, da filosofia, da arte e da ciência. Além disso, a Grécia Clássica influenciou outras sociedades e culturas ao longo da história. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida para que os alunos possam criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Para isso, os alunos deverão pesquisar sobre a Grécia Clássica e suas principais características antes da aula.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique a metodologia ativa Sala de Aula Invertida. Os alunos receberão instruções sobre como criar o template de Dinâmica dos 3 Qs.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos deverão pesquisar sobre a Grécia Clássica e suas principais características, como a política, a filosofia, a arte e a literatura. Eles poderão utilizar livros, sites e outros materiais disponíveis. Selecione e disponibilize materiais confiáveis sobre a temática.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos para discutir as informações que encontraram durante a pesquisa. Eles deverão compartilhar suas descobertas e debater sobre as principais características da Grécia Clássica.

  4. Etapa 4 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos deverão criar o template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal". Eles deverão utilizar as informações discutidas em grupo para preencher o template.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos templates

    Cada grupo deverá apresentar seu template para a turma. Os alunos poderão comentar e debater sobre as informações apresentadas.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a aula e os alunos poderão fazer perguntas e comentários sobre o tema. Reforce os conceitos aprendidos e incentive os alunos a continuarem estudando sobre o tema

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em discutir o conceito de Antiguidade Clássica, seu alcance e limite na tradição ocidental, assim como os impactos sobre outras sociedades e culturas.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em criar e utilizar ferramentas de avaliação.

Critérios de avaliação

  • Participação na pesquisa e na discussão em grupo.
  • Qualidade do template de Dinâmica dos 3 Qs criado.
  • Qualidade da apresentação do template.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e explicar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida.
  • Orientar os alunos na pesquisa e na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Estimular a participação dos alunos na discussão em grupo.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre a Grécia Clássica e suas principais características.
  • Participar da discussão em grupo.
  • Criar o template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Apresentar o template para a turma.
  • Fazer perguntas e comentários sobre o tema.