Aula sobre Grupo Galpao

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


O Grupo Galpão é uma companhia de teatro brasileira que tem como característica a pesquisa e a experimentação cênica. Fundado em 1982, em Belo Horizonte, o grupo utiliza diversas linguagens artísticas em suas montagens, como música, dança e circo.

  1. Etapa 1 - Apresentação do Grupo Galpão

    O professor irá apresentar o Grupo Galpão aos alunos, mostrando fotos e vídeos de suas montagens. Em seguida, irá explicar a metodologia ativa Design Thinking e como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos irão criar um mapa de empatia (imagem em anexo) sobre o Grupo Galpão, utilizando os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O professor irá orientar os alunos durante a atividade.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo as informações coletadas no mapa de empatia, a fim de identificar as principais características do Grupo Galpão.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo irá apresentar os resultados da discussão em grupo, mostrando as principais características do Grupo Galpão identificadas.

  5. Etapa 5 - Análise crítica

    Os alunos irão analisar criticamente as informações coletadas, discutindo sobre as possíveis influências do Grupo Galpão na cultura brasileira e na sociedade.

  6. Etapa 6 - Criação de uma montagem teatral

    Os alunos irão criar uma montagem teatral inspirada no Grupo Galpão, utilizando as informações coletadas no mapa de empatia e na análise crítica. O professor irá orientar os alunos durante a atividade.

  7. Etapa 7 - Apresentação das montagens

    Cada grupo irá apresentar sua montagem teatral para a turma, explicando as referências ao Grupo Galpão utilizadas na criação.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de reconhecer e apreciar artistas e grupos de teatro brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas.
  • Estimular a criatividade e a experimentação cênica dos alunos.
  • Desenvolver a habilidade de análise crítica sobre a influência do teatro na cultura brasileira e na sociedade.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do mapa de empatia e na análise crítica.
  • Criatividade e originalidade na criação da montagem teatral.
  • Coerência entre as referências ao Grupo Galpão utilizadas na montagem e as informações coletadas no mapa de empatia e na análise crítica.

Ações do professor

  • Apresentar o Grupo Galpão aos alunos.
  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia e na análise crítica.
  • Estimular a criatividade e a experimentação cênica dos alunos.

Ações do aluno

  • Criar o mapa de empatia sobre o Grupo Galpão.
  • Discutir em grupo as informações coletadas no mapa de empatia.
  • Criar uma montagem teatral inspirada no Grupo Galpão.