Aula sobre Grupo Galpao

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O Grupo Galpão é um dos mais importantes grupos de teatro do Brasil, com mais de 35 anos de história e uma vasta produção artística. É conhecida internacionalmente por sua abordagem inovadora e suas produções teatrais de alta qualidade. Fundado em 1982, na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais, o Grupo Galpão se destaca pela sua trajetória de sucesso, contribuindo significativamente para o cenário teatral nacional.

  1. Etapa 1 - Introdução

    O professor apresentará o Grupo Galpão e sua importância para o teatro brasileiro. Os alunos poderão fazer perguntas e comentários sobre o grupo.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 ou 5 pessoas. Cada grupo escolherá um tema relacionado ao Grupo Galpão para discutir.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os grupos terão 20 minutos para pesquisar sobre o tema escolhido. Eles poderão utilizar livros, revistas, jornais e a internet para buscar informações.

  4. Etapa 4 - Debate

    Cada grupo terá 5 minutos para apresentar suas conclusões sobre o tema escolhido. Em seguida, haverá um debate entre os grupos, mediado pelo professor.

  5. Etapa 5 - Criação do template de avaliação por rubrica

    Os alunos criarão um template de avaliação por rubrica, contendo os critérios “Não Desenvolvido”, “Parcialmente Desenvolvido” e “Plenamente Desenvolvido” para avaliar o desempenho dos grupos no debate.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Os alunos avaliarão o desempenho dos grupos no debate, utilizando o template de avaliação por rubrica criado na etapa anterior.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    O professor fará uma conclusão sobre a importância do Grupo Galpão para o teatro brasileiro e a relevância do debate para a construção do conhecimento.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer e apreciar artistas e grupos de teatro brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Incentivar a pesquisa e o debate em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa no debate.
  • Qualidade das informações apresentadas.
  • Coerência e clareza dos argumentos.
  • Respeito às opiniões dos colegas.
  • Utilização adequada do tempo disponível.

Ações do professor

  • Apresentar o Grupo Galpão e sua importância para o teatro brasileiro.
  • Dividir os alunos em grupos e orientá-los na escolha dos temas.
  • Mediar o debate entre os grupos.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos.
  • Avaliar o desempenho dos alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o tema escolhido.
  • Participar ativamente do debate.
  • Respeitar as opiniões dos colegas.
  • Utilizar adequadamente o tempo disponível.
  • Avaliar o desempenho dos grupos.