Aula sobre Grupo Galpao

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O Grupo Galpão é um grupo de teatro brasileiro que surgiu em 1982, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Desde então, o grupo tem se destacado por suas montagens teatrais que misturam elementos da cultura popular brasileira com técnicas de teatro contemporâneo.

  1. Etapa 1 - Introdução

    O professor iniciará a aula fazendo uma breve apresentação sobre o Grupo Galpão e sua importância para o teatro brasileiro. Em seguida, os alunos serão divididos em três grupos e cada grupo será direcionado para uma estação.

  2. Etapa 2 - Estação 1: História do Grupo Galpão

    Nesta estação, os alunos assistirão a um vídeo sobre a história do Grupo Galpão e responderão a algumas perguntas sobre o conteúdo apresentado.

  3. Etapa 3 - Estação 2: Técnicas de teatro utilizadas pelo Grupo Galpão

    Nesta estação, os alunos aprenderão sobre algumas técnicas de teatro utilizadas pelo Grupo Galpão, como a improvisação e o teatro físico. Em seguida, os alunos realizarão uma atividade prática utilizando essas técnicas.

  4. Etapa 4 - Estação 3: Análise de uma montagem do Grupo Galpão

    Nesta estação, os alunos assistirão a um trecho de uma montagem do Grupo Galpão e farão uma análise crítica da cena, considerando, elementos como cenário, figurino, iluminação e atuação dos atores.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Na última etapa, os alunos se reunirão em um grande grupo para compartilhar as atividades realizadas em cada estação e discutir sobre a importância do Grupo Galpão para o teatro brasileiro.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de reconhecer e apreciar artistas e grupos de teatro brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas.
  • Estimular a criatividade e a expressão dos alunos por meio de atividades práticas de teatro.
  • Promover a análise crítica e o pensamento reflexivo dos alunos sobre elementos teatrais.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Compreensão dos conceitos apresentados nas estações.
  • Análise crítica coerente e fundamentada sobre a montagem do Grupo Galpão.

Ações do professor

  • Apresentar o Grupo Galpão e sua importância para o teatro brasileiro.
  • Orientar os alunos nas atividades práticas de teatro.
  • Estimular a participação e a reflexão dos alunos nas discussões em grupo.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas em cada estação.
  • Realizar as atividades práticas de teatro com criatividade e expressão.
  • Contribuir para as discussões em grupo com análises críticas coerentes e fundamentadas.