Aula sobre Grupo Galpao

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O Grupo Galpão é uma companhia de teatro brasileira que se destaca por sua linguagem cênica e pela pesquisa de novas formas de expressão teatral. Fundado em 1982, em Belo Horizonte, o grupo tem uma trajetória de sucesso e já se apresentou em diversos países.

  1. Etapa 1 - Introdução

    O professor deve enviar materiais diversos para os alunos apresentando o Grupo Galpão e sua importância para o teatro brasileiro. Como, por exemplo, um vídeo com trechos de algumas peças do grupo para que os alunos possam ter uma ideia da linguagem cênica utilizada.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos serão divididos em grupos e deverão pesquisar sobre o Grupo Galpão e sua trajetória. Eles poderão utilizar livros, revistas, sites e outras fontes de informação para realizar a pesquisa.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Cada grupo apresentará os resultados de sua pesquisa e haverá uma discussão em grupo sobre o que foi apresentado. O professor deverá mediar a discussão e estimular a participação de todos os alunos.

  4. Etapa 4 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos deverão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos templates

    Cada grupo apresentará seu template e haverá uma discussão em grupo sobre as informações apresentadas. O professor deverá mediar a discussão e estimular a participação de todos os alunos.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    O professor fará uma breve conclusão sobre a importância do Grupo Galpão para o teatro brasileiro e para a cultura nacional.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer e apreciar artistas e grupos de teatro brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a capacidade de análise crítica e reflexão sobre a arte.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa e na discussão em grupo.
  • Qualidade do template de Dinâmica dos 3 Qs criado.
  • Capacidade de análise crítica e reflexão sobre a arte.

Ações do professor

  • Apresentar o Grupo Galpão e sua importância para o teatro brasileiro.
  • Mediar a discussão em grupo e estimular a participação de todos os alunos.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa sobre o Grupo Galpão e sua trajetória.
  • Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com base nas informações pesquisadas.
  • Participar ativamente da discussão em grupo e da apresentação do template.