Aula sobre Grupo Galpao
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
O Grupo Galpão é uma companhia de teatro brasileira que se destaca por sua linguagem cênica e pela pesquisa de novas formas de expressão teatral. Fundado em 1982, em Belo Horizonte, o grupo tem uma trajetória de sucesso e já se apresentou em diversos países.
Etapa 1 - Introdução
O professor deve enviar materiais diversos para os alunos apresentando o Grupo Galpão e sua importância para o teatro brasileiro. Como, por exemplo, um vídeo com trechos de algumas peças do grupo para que os alunos possam ter uma ideia da linguagem cênica utilizada.Etapa 2 - Pesquisa
Os alunos serão divididos em grupos e deverão pesquisar sobre o Grupo Galpão e sua trajetória. Eles poderão utilizar livros, revistas, sites e outras fontes de informação para realizar a pesquisa.Etapa 3 - Discussão em grupo
Cada grupo apresentará os resultados de sua pesquisa e haverá uma discussão em grupo sobre o que foi apresentado. O professor deverá mediar a discussão e estimular a participação de todos os alunos.Etapa 4 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs
Os alunos deverão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 5 - Apresentação dos templates
Cada grupo apresentará seu template e haverá uma discussão em grupo sobre as informações apresentadas. O professor deverá mediar a discussão e estimular a participação de todos os alunos.Etapa 6 - Conclusão
O professor fará uma breve conclusão sobre a importância do Grupo Galpão para o teatro brasileiro e para a cultura nacional.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer e apreciar artistas e grupos de teatro brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas.
- Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
- Desenvolver a capacidade de análise crítica e reflexão sobre a arte.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na pesquisa e na discussão em grupo.
- Qualidade do template de Dinâmica dos 3 Qs criado.
- Capacidade de análise crítica e reflexão sobre a arte.
Ações do professor
- Apresentar o Grupo Galpão e sua importância para o teatro brasileiro.
- Mediar a discussão em grupo e estimular a participação de todos os alunos.
- Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
Ações do aluno
- Realizar a pesquisa sobre o Grupo Galpão e sua trajetória.
- Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com base nas informações pesquisadas.
- Participar ativamente da discussão em grupo e da apresentação do template.