Aula sobre Grupo Santa Helena

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


O Grupo Santa Helena foi um importante coletivo artístico brasileiro que atuou entre as décadas de 1930 e 1960. O grupo era formado por artistas de diferentes áreas, como pintura, escultura, literatura e música, e teve como objetivo valorizar a cultura brasileira e suas raízes. Nesta atividade, os alunos irão conhecer mais sobre o Grupo Santa Helena e sua importância para a arte brasileira, utilizando a metodologia ativa Cultura Maker para criar um diário de bordo que irá ajudá-los a pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    O Grupo Santa Helena foi um importante coletivo artístico brasileiro que atuou entre as décadas de 1930 e 1960. O grupo era formado por artistas de diferentes áreas, como pintura, escultura, literatura e música, e teve como objetivo valorizar a cultura brasileira e suas raízes. Nesta atividade, os alunos irão conhecer mais sobre o Grupo Santa Helena e sua importância para a arte brasileira, utilizando a metodologia ativa Cultura Maker para criar um diário de bordo que irá ajudá-los a pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Apresente o Grupo Santa Helena e sua importância para a arte brasileira, utilizando imagens e vídeos para contextualizar o tema. Os alunos serão incentivados a fazer perguntas e a expressar suas opiniões sobre o assunto.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os alunos serão divididos em grupos e irão pesquisar sobre o Grupo Santa Helena, utilizando materiais disponíveis na internet. Eles deverão buscar informações sobre a história do grupo, seus principais artistas e obras, e sua importância para a arte brasileira.

  4. Etapa 4 - Geração de Alternativas

    Cada grupo deverá criar um diário de bordo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução, utilizando a metodologia Cultura Maker. Eles deverão pensar em diferentes alternativas para apresentar as informações pesquisadas de forma criativa e interessante. Incentive os alunos a pesquisarem sobre o grupo e as problemáticas enfrentadas naquela época.

  5. Etapa 5 - Criação

    Os grupos irão criar seus diários de bordo, utilizando diferentes materiais e técnicas, como desenho, pintura, colagem, entre outras. Auxilie na escolha dos materiais e na execução das atividades.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Cada grupo irá apresentar seu diário de bordo para a turma, explicando as informações pesquisadas e as alternativas criadas para apresentá-las. Os alunos serão incentivados a fazer perguntas e a expressar suas opiniões sobre os trabalhos apresentados.

  7. Etapa 7 - Reflexão

    Os alunos irão refletir sobre o processo de criação do diário de bordo, discutindo as dificuldades encontradas e as soluções encontradas para superá-las. Incentive a reflexão sobre a importância da criatividade e da pesquisa na arte.

  8. Etapa 8 - Encerramento

    Encerre a atividade, reforçando a importância do Grupo Santa Helena para a arte brasileira e incentivando os alunos a continuarem pesquisando e criando.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de solucionar problemas dos alunos.
  • Incentivar a reflexão sobre a importância da arte e da cultura brasileira.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante as atividades.
  • Qualidade e criatividade do diário de bordo criado pelos grupos.
  • Capacidade dos alunos em contextualizar as informações pesquisadas no tempo e no espaço.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e interessante.
  • Auxiliar os alunos na pesquisa e na criação do diário de bordo.
  • Estimular a participação e a reflexão dos alunos durante as atividades.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Pesquisar e analisar as informações de forma crítica e reflexiva.
  • Criar um diário de bordo criativo e interessante.