Aula sobre Grupo Santa Helena

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


O Grupo Santa Helena foi um importante movimento artístico brasileiro que surgiu na década de 1930. Ele foi formado por artistas que buscavam uma arte nacionalista, que valorizasse a cultura e as tradições brasileiras. Nesta atividade, os alunos serão apresentados a este movimento e irão desenvolver um modelo de design sprint, com 5 etapas, entender, esboçar, decidir, prototipar, testar, para pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço. Para isso, serão utilizados exemplos práticos e didáticos que ajudarão os alunos a compreender melhor o tema e a metodologia.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    O Grupo Santa Helena foi um importante movimento artístico brasileiro que surgiu na década de 1930. Ele foi formado por artistas que buscavam uma arte nacionalista, que valorizasse a cultura e as tradições brasileiras. Nesta atividade, os alunos serão apresentados a este movimento e irão desenvolver um modelo de design sprint, com 5 etapas, entender, esboçar, decidir, prototipar, testar, para pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço. Para isso, serão utilizados exemplos práticos e didáticos que ajudarão os alunos a compreender melhor o tema e a metodologia.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize o movimento artístico Grupo Santa Helena. Serão exibidas imagens de obras dos artistas do grupo e discutidas suas características e influências.

  3. Etapa 3 - Entender

    Os alunos, em grupos, irão pesquisar sobre o movimento artístico Grupo Santa Helena e suas principais características. Eles deverão levantar informações sobre o contexto histórico e cultural em que o movimento surgiu.

  4. Etapa 4 - Esboçar

    Com base nas informações coletadas na etapa anterior, os alunos irão criar esboços de possíveis obras de arte que poderiam ser produzidas pelos artistas do Grupo Santa Helena. Eles deverão levar em consideração as características do movimento e as influências culturais da época.

  5. Etapa 5 - Decidir

    Os grupos irão apresentar seus esboços e discutir as escolhas feitas. Em conjunto, deverão decidir qual obra de arte será produzida pelo grupo.

  6. Etapa 6 - Prototipar e Testar

    Os alunos irão produzir a obra de arte escolhida pelo grupo, levando em consideração as características do movimento e as influências culturais da época. Ao final, as obras serão expostas e discutidas em sala.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na criação de obras de arte.
  • Promover a cooperação e o trabalho em equipe entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Qualidade das pesquisas realizadas pelos grupos.
  • Coerência entre as características do movimento e a obra de arte produzida pelo grupo.
  • Criatividade e originalidade na produção da obra de arte.
  • Cooperação e trabalho em equipe entre os alunos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar o movimento artístico Grupo Santa Helena.
  • Orientar os alunos na pesquisa sobre o movimento e suas características.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na criação de obras de arte.
  • Promover a cooperação e o trabalho em equipe entre os alunos.
  • Avaliar e dar feedback sobre as atividades realizadas pelos alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o movimento artístico Grupo Santa Helena e suas principais características.
  • Criar esboços de possíveis obras de arte que poderiam ser produzidas pelos artistas do Grupo Santa Helena.
  • Decidir em conjunto qual obra de arte será produzida pelo grupo.
  • Produzir a obra de arte escolhida pelo grupo, levando em consideração as características do movimento e as influências culturais da época.
  • Participar ativamente das atividades propostas e colaborar com os colegas de grupo.