Aula sobre Grupo Santa Helena

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


O Grupo Santa Helena é uma importante referência na história da arte brasileira. Fundado em 1934, em São Paulo, por um grupo de artistas modernistas, o grupo teve grande influência na arte brasileira da primeira metade do século XX. Os artistas do Grupo Santa Helena buscavam uma arte que fosse moderna, mas que, ao mesmo tempo, fosse brasileira, valorizando a cultura e as tradições do país. Nesta atividade, os alunos terão a oportunidade de conhecer mais sobre o Grupo Santa Helena, seus artistas e suas obras, e desenvolverão a habilidade de pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    O Grupo Santa Helena é uma importante referência na história da arte brasileira. Fundado em 1934, em São Paulo, por um grupo de artistas modernistas, o grupo teve grande influência na arte brasileira da primeira metade do século XX. Os artistas do Grupo Santa Helena buscavam uma arte que fosse moderna, mas que, ao mesmo tempo, fosse brasileira, valorizando a cultura e as tradições do país. Nesta atividade, os alunos terão a oportunidade de conhecer mais sobre o Grupo Santa Helena, seus artistas e suas obras, e desenvolverão a habilidade de pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.

  2. Etapa 2 - Check-in

    Inicie a atividade explicando o tema e apresentando imagens de obras do Grupo Santa Helena. Em seguida, os alunos são convidados a compartilhar suas impressões e conhecimentos prévios sobre o assunto.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os alunos, divididos em grupos, realizam pesquisas sobre os artistas do Grupo Santa Helena e suas obras. Disponibilize materiais como livros, revistas e sites para auxiliar na pesquisa.

  4. Etapa 4 - Análise

    Cada grupo escolhe uma obra do Grupo Santa Helena para analisar. Os alunos devem observar os elementos visuais da obra, como cores, formas, texturas, entre outros, e contextualizá-la no tempo e no espaço.

  5. Etapa 5 - Criação do modelo

    Os alunos criam um modelo de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out, para registrar suas descobertas e aprendizados sobre o Grupo Santa Helena.

  6. Etapa 6 - Check-out

    Os alunos compartilham com a turma as principais descobertas e aprendizados sobre o Grupo Santa Helena, utilizando o modelo criado na etapa anterior.

  7. Etapa 7 - Atividade complementar (opcional)

    O professor pode propor uma atividade complementar, como a criação de uma obra de arte inspirada no Grupo Santa Helena, utilizando os elementos visuais e conceituais das obras analisadas.

  8. Etapa 8 - Check-out final

    Os alunos compartilham com a turma as obras criadas na atividade complementar, utilizando o modelo criado na etapa 4.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
  • Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
  • Promover a colaboração e o trabalho em equipe.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Qualidade da pesquisa realizada pelos grupos.
  • Capacidade de análise e contextualização das obras escolhidas.
  • Criatividade e originalidade na criação das obras de arte.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e as obras do Grupo Santa Helena.
  • Disponibilizar materiais para pesquisa.
  • Orientar os alunos na análise e contextualização das obras escolhidas.
  • Propor atividades complementares para estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
  • Avaliar o desempenho dos alunos nas atividades propostas.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Realizar pesquisas sobre os artistas do Grupo Santa Helena e suas obras.
  • Analisar e contextualizar as obras escolhidas.
  • Criar uma obra de arte inspirada no Grupo Santa Helena.
  • Registrar suas descobertas e aprendizados no modelo de registro de aprendizagem.