Aula sobre Grupo Santa Helena

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre o Grupo Santa Helena, uma importante empresa brasileira do ramo alimentício. Eles irão pesquisar e analisar diferentes estilos visuais utilizados pela empresa em suas embalagens e campanhas publicitárias, contextualizando-os no tempo e no espaço. A metodologia utilizada será a Gamificação, em que os alunos criarão um mapa de registro de um jogo fictício baseado no Grupo Santa Helena. Essa atividade é importante para desenvolver a habilidade de pesquisa e análise dos alunos, além de incentivá-los a pensar de forma criativa e inovadora.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre o Grupo Santa Helena, uma importante empresa brasileira do ramo alimentício. Eles irão pesquisar e analisar diferentes estilos visuais utilizados pela empresa em suas embalagens e campanhas publicitárias, contextualizando-os no tempo e no espaço. A metodologia utilizada será a Gamificação, em que os alunos criarão um mapa de registro de um jogo fictício baseado no Grupo Santa Helena. Essa atividade é importante para desenvolver a habilidade de pesquisa e análise dos alunos, além de incentivá-los a pensar de forma criativa e inovadora.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize o Grupo Santa Helena no cenário brasileiro. Os alunos serão incentivados a pensar sobre a importância da empresa e como ela se relaciona com suas vidas.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os alunos irão pesquisar sobre o Grupo Santa Helena e suas marcas, analisando diferentes estilos visuais utilizados pela empresa em suas embalagens e campanhas publicitárias. Eles deverão coletar imagens e informações relevantes para a criação do mapa de registro do jogo.

  4. Etapa 4 - Criação do mapa de registro

    Os alunos irão criar um mapa de registro de um jogo fictício baseado no Grupo Santa Helena. O mapa deverá conter os campos: Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso? Os alunos deverão trabalhar em grupos e utilizar sua criatividade para desenvolver um jogo envolvente e atraente.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo irá apresentar seu jogo para a turma, explicando as escolhas feitas em cada campo do mapa de registro. Os alunos serão incentivados a avaliar e dar feedbacks construtivos para os jogos dos colegas.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo sobre as diferentes escolhas feitas pelos grupos na criação dos jogos. Medie a discussão, incentivando os alunos a refletirem sobre as diferentes estratégias utilizadas e como elas podem ser aplicadas em outras situações.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma breve conclusão sobre a importância da habilidade de pesquisa e análise dos alunos, além de incentivar a criatividade e inovação na resolução de problemas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise dos alunos
  • Incentivar a criatividade e inovação na resolução de problemas
  • Estimular a reflexão crítica sobre as escolhas feitas pelos grupos na criação dos jogos

Critérios de avaliação

  • Qualidade da pesquisa realizada pelos alunos
  • Criatividade e inovação na criação do mapa de registro do jogo
  • Qualidade da apresentação do jogo
  • Participação ativa na discussão em grupo
  • Reflexão crítica sobre as escolhas feitas pelos grupos na criação dos jogos

Ações do professor

  • Contextualizar o tema e apresentar exemplos práticos
  • Mediar a discussão em grupo
  • Avaliar e dar feedbacks construtivos para os jogos dos alunos
  • Estimular a reflexão crítica sobre as escolhas feitas pelos grupos na criação dos jogos
  • Incentivar a criatividade e inovação na resolução de problemas

Ações do aluno

  • Realizar pesquisa sobre o Grupo Santa Helena e suas marcas
  • Trabalhar em grupo na criação do mapa de registro do jogo
  • Apresentar o jogo para a turma
  • Participar ativamente da discussão em grupo
  • Refletir criticamente sobre as escolhas feitas pelos grupos na criação dos jogos.