Aula sobre Grupo Santa Helena
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre o Grupo Santa Helena, uma importante empresa brasileira do ramo alimentício. Eles irão pesquisar e analisar diferentes estilos visuais utilizados pela empresa em suas embalagens e campanhas publicitárias, contextualizando-os no tempo e no espaço. A metodologia utilizada será a Gamificação, em que os alunos criarão um mapa de registro de um jogo fictício baseado no Grupo Santa Helena. Essa atividade é importante para desenvolver a habilidade de pesquisa e análise dos alunos, além de incentivá-los a pensar de forma criativa e inovadora.
Etapa 1 - Contextualização
Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre o Grupo Santa Helena, uma importante empresa brasileira do ramo alimentício. Eles irão pesquisar e analisar diferentes estilos visuais utilizados pela empresa em suas embalagens e campanhas publicitárias, contextualizando-os no tempo e no espaço. A metodologia utilizada será a Gamificação, em que os alunos criarão um mapa de registro de um jogo fictício baseado no Grupo Santa Helena. Essa atividade é importante para desenvolver a habilidade de pesquisa e análise dos alunos, além de incentivá-los a pensar de forma criativa e inovadora.Etapa 2 - Introdução
Apresente o tema e contextualize o Grupo Santa Helena no cenário brasileiro. Os alunos serão incentivados a pensar sobre a importância da empresa e como ela se relaciona com suas vidas.Etapa 3 - Pesquisa
Os alunos irão pesquisar sobre o Grupo Santa Helena e suas marcas, analisando diferentes estilos visuais utilizados pela empresa em suas embalagens e campanhas publicitárias. Eles deverão coletar imagens e informações relevantes para a criação do mapa de registro do jogo.Etapa 4 - Criação do mapa de registro
Os alunos irão criar um mapa de registro de um jogo fictício baseado no Grupo Santa Helena. O mapa deverá conter os campos: Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso? Os alunos deverão trabalhar em grupos e utilizar sua criatividade para desenvolver um jogo envolvente e atraente.Etapa 5 - Apresentação dos jogos
Cada grupo irá apresentar seu jogo para a turma, explicando as escolhas feitas em cada campo do mapa de registro. Os alunos serão incentivados a avaliar e dar feedbacks construtivos para os jogos dos colegas.Etapa 6 - Discussão em grupo
Os alunos irão discutir em grupo sobre as diferentes escolhas feitas pelos grupos na criação dos jogos. Medie a discussão, incentivando os alunos a refletirem sobre as diferentes estratégias utilizadas e como elas podem ser aplicadas em outras situações.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma breve conclusão sobre a importância da habilidade de pesquisa e análise dos alunos, além de incentivar a criatividade e inovação na resolução de problemas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise dos alunos
- Incentivar a criatividade e inovação na resolução de problemas
- Estimular a reflexão crítica sobre as escolhas feitas pelos grupos na criação dos jogos
Critérios de avaliação
- Qualidade da pesquisa realizada pelos alunos
- Criatividade e inovação na criação do mapa de registro do jogo
- Qualidade da apresentação do jogo
- Participação ativa na discussão em grupo
- Reflexão crítica sobre as escolhas feitas pelos grupos na criação dos jogos
Ações do professor
- Contextualizar o tema e apresentar exemplos práticos
- Mediar a discussão em grupo
- Avaliar e dar feedbacks construtivos para os jogos dos alunos
- Estimular a reflexão crítica sobre as escolhas feitas pelos grupos na criação dos jogos
- Incentivar a criatividade e inovação na resolução de problemas
Ações do aluno
- Realizar pesquisa sobre o Grupo Santa Helena e suas marcas
- Trabalhar em grupo na criação do mapa de registro do jogo
- Apresentar o jogo para a turma
- Participar ativamente da discussão em grupo
- Refletir criticamente sobre as escolhas feitas pelos grupos na criação dos jogos.