Aula sobre Grupo Santa Helena

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O Grupo Santa Helena foi um importante movimento artístico brasileiro que surgiu na década de 1950. Ele foi formado por artistas que buscavam uma nova forma de expressão, utilizando materiais simples e encontrados na natureza. Nesta atividade, vamos conhecer mais sobre o Grupo Santa Helena e sua importância para a arte brasileira. Vamos utilizar a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos criarão um modelo de júri para desenvolver o tema e seus subtópicos. Essa metodologia irá ajudar os alunos a desenvolverem a habilidade de pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    O Grupo Santa Helena foi um importante movimento artístico brasileiro que surgiu na década de 1950. Ele foi formado por artistas que buscavam uma nova forma de expressão, utilizando materiais simples e encontrados na natureza. Nesta atividade, vamos conhecer mais sobre o Grupo Santa Helena e sua importância para a arte brasileira. Vamos utilizar a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos criarão um modelo de júri para desenvolver o tema e seus subtópicos. Essa metodologia irá ajudar os alunos a desenvolverem a habilidade de pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Apresente o tema e a metodologia que será utilizada na atividade. Contextualize o Grupo Santa Helena e sua importância para a arte brasileira.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo receberá um subtópico relacionado ao Grupo Santa Helena para pesquisar. Eles deverão pesquisar em livros, revistas ou na internet e anotar as informações mais importantes.

  4. Etapa 4 - Debate

    Os alunos irão criar um modelo de júri, com 4 grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores. Cada grupo terá um papel específico no debate. A banca julgadora irá avaliar os argumentos apresentados pelos grupos defensor e opositor. O grupo defensor irá apresentar argumentos a favor do Grupo Santa Helena e o grupo opositor irá apresentar argumentos contra. O grupo de observadores irá anotar os argumentos apresentados pelos grupos defensor e opositor.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo os argumentos apresentados pelos grupos defensor e opositor. Eles deverão analisar os argumentos e chegar a uma conclusão sobre a importância do Grupo Santa Helena para a arte brasileira.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma síntese dos argumentos apresentados pelos grupos defensor e opositor e apresentar a conclusão da turma sobre a importância do Grupo Santa Helena para a arte brasileira.

  7. Etapa 7 - Atividade de casa (opcional)

    Os alunos poderão fazer uma atividade extraclasse, como desenhar ou pintar uma obra de arte inspirada no Grupo Santa Helena.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
  • Estimular o pensamento crítico dos alunos.
  • Promover a interação e cooperação entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa no debate.
  • Qualidade dos argumentos apresentados.
  • Cooperação e interação com os colegas.
  • Pesquisa e análise dos subtópicos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e a metodologia da atividade.
  • Orientar os alunos na pesquisa e análise dos subtópicos.
  • Mediar o debate entre os grupos.
  • Fazer uma síntese dos argumentos apresentados e apresentar a conclusão da turma.

Ações do aluno

  • Pesquisar e analisar os subtópicos.
  • Participar ativamente do debate.
  • Cooperar e interagir com os colegas.
  • Fazer uma conclusão sobre a importância do Grupo Santa Helena para a arte brasileira.