Aula sobre Grupo Santa Helena
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
O Grupo Santa Helena foi um importante movimento artístico brasileiro que surgiu na década de 1950, em Belo Horizonte, Minas Gerais. O grupo era formado por artistas que buscavam uma arte mais livre e autêntica, sem se prender a estilos já estabelecidos. Eles buscavam uma arte que fosse mais próxima do povo e que retratasse a realidade brasileira. Nesta atividade, os alunos irão conhecer um pouco mais sobre o Grupo Santa Helena e suas obras, além de desenvolver a habilidade de pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
Etapa 1 - Contextualização
O Grupo Santa Helena foi um importante movimento artístico brasileiro que surgiu na década de 1950, em Belo Horizonte, Minas Gerais. O grupo era formado por artistas que buscavam uma arte mais livre e autêntica, sem se prender a estilos já estabelecidos. Eles buscavam uma arte que fosse mais próxima do povo e que retratasse a realidade brasileira. Nesta atividade, os alunos irão conhecer um pouco mais sobre o Grupo Santa Helena e suas obras, além de desenvolver a habilidade de pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.Etapa 2 - Apresentação do Grupo Santa Helena
Apresente o Grupo Santa Helena aos alunos, mostrando algumas obras e explicando a importância do movimento artístico. É importante que os alunos entendam que o grupo buscava uma arte mais livre e autêntica, sem se prender a estilos já estabelecidos.Etapa 3 - Estação 1 - Pesquisa sobre o Grupo Santa Helena
Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo irá para uma estação. Na primeira estação, os alunos irão pesquisar sobre o Grupo Santa Helena, buscando informações sobre os artistas, as obras e as características do movimento artístico.Etapa 4 - Estação 2 - Análise de obras do Grupo Santa Helena
Na segunda estação, os alunos irão analisar algumas obras do Grupo Santa Helena, buscando identificar as características do movimento artístico. Selecione algumas obras para os alunos analisarem em grupo.Etapa 5 - Estação 3 - Criação de uma obra inspirada no Grupo Santa Helena
Na terceira estação, os alunos irão criar uma obra inspirada no Grupo Santa Helena. Disponibilize materiais como tinta, papel, lápis de cor, entre outros, para que os alunos possam criar livremente.Etapa 6 - Apresentação das obras
Ao final da atividade, cada grupo irá apresentar a obra criada na terceira estação. Os alunos devem explicar como se inspiraram no Grupo Santa Helena e quais foram as características do movimento artístico que utilizaram em sua obra.Etapa 7 - Discussão em grupo
Após as apresentações, os alunos irão discutir em grupo sobre as obras criadas e as características do Grupo Santa Helena utilizadas em cada uma delas.Etapa 8 - Reflexão individual
Cada aluno irá fazer uma reflexão individual sobre o que aprendeu na atividade e como a metodologia utilizada ajudou em seu aprendizado.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
- Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
- Promover a interação e o trabalho em grupo.
Critérios de avaliação
- Participação e engajamento nas atividades propostas.
- Utilização das características do Grupo Santa Helena em sua obra.
- Coerência entre a obra criada e a proposta da atividade.
Ações do professor
- Apresentar o Grupo Santa Helena aos alunos.
- Disponibilizar materiais para a criação das obras.
- Orientar os alunos durante as atividades propostas.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre o Grupo Santa Helena.
- Analisar obras do Grupo Santa Helena.
- Criar uma obra inspirada no Grupo Santa Helena.