Grupos de Teatro de Animação

O teatro de bonecos ganha existência nos palcos por meio do movimento das mãos do ator que o manipula, narra as histórias e transcende a realidade, metamorfoseando o real em momentos de magia e sedução. Conheça agora um pouco mais desta arte milenar nessa aula de Arte!


Atividades (8)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Companhias de Teatro Infantil trabalham com a animação a partir de movimentações de figuras e objetos. Selecione a alternativa com o gênero teatral usado na imagem e o nome de uma companhia brasileira de Teatro Infantil:

    A) Teatro de bonecos e Cia. Truk.

    B) Teatro de bonecos e Cia. de Teatro Contemporâneo.

    C) Teatro do absurdo e Cia. de Teatro Contemporâneo.

    Atividade completa
  2. 2. Atividade aberta:

    Atividade completa
  3. 3. Design Thinking:

    Nesta aula, os alunos serão apresentados aos grupos de teatro de animação, que utilizam bonecos, fantoches e marionetes para contar histórias e transmitir mensagens. Os alunos serão incentivados a reconhecer e apreciar artistas e grupos de teatro brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas, investigando os modos de criação, produção, divulgação, circulação e organização da atuação profissional em teatro. A metodologia utilizada será o Design Thinking, que estimula a criatividade, a colaboração e a empatia. Para isso, os alunos criarão um mapa de empatia, que os ajudará a compreender melhor as necessidades e desejos do público-alvo dos grupos de teatro de animação.
    Atividade completa
  4. 4. Rotação por estações:

    Nesta aula, os alunos irão aprender sobre grupos de teatro de animação, reconhecendo e apreciando artistas e grupos brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas. A metodologia utilizada será a _Rotação por_ _e__stações_, na qual os alunos serão divididos em 3 grupos, cada um responsável por uma atividade relacionada ao tema. Essa metodologia permite que os alunos tenham uma participação ativa no processo de aprendizagem, desenvolvendo habilidades como trabalho em equipe, autonomia e responsabilidade. Para contextualizar o tema, é importante apresentar exemplos de grupos de teatro de animação conhecidos, como o Giramundo e o Grupo Sobrevento, e como essa forma de teatro pode ser encontrada em diversas áreas, como em filmes de animação e programas infantis de TV.
    Atividade completa
  5. 5. Sala de Aula Invertida:

    Nesta aula, os alunos irão aprender sobre grupos de teatro de animação, reconhecendo e apreciando artistas e grupos brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas. É importante apresentar exemplos de grupos de teatro de animação, como o Grupo Giramundo e o Grupo Sobrevento, e explicar como eles utilizam técnicas de animação para contar histórias. O tema será trabalhado com a metodologia ativa _Sala de_ _a__ula_ _i__nvertida_, na qual os alunos criarão um mapa conceitual para desenvolver o tema e seus subtópicos.
    Atividade completa
  6. 6. Estudo de Caso:

    A aula sobre _g__rupos de_ _t__eatro de_ _a__nimação_ visa apresentar aos alunos a diversidade de grupos de teatro existentes no Brasil e no mundo, bem como suas técnicas e modos de criação. O teatro de animação é uma forma de teatro que utiliza bonecos, marionetes, sombras, entre outros recursos, para contar histórias e transmitir mensagens. Essa técnica pode ser encontrada em diversas manifestações culturais, como festas populares, teatro de rua, entre outras. Na aula, os alunos irão trabalhar com a metodologia ativa _Estudo de_ _c__aso_, que consiste em identificar um problema, levantar dados, analisar o contexto, comparar informações e propor soluções.
    Atividade completa
  7. 7. Gamificação:

    A aula sobre grupos de teatro de animação visa apresentar aos alunos a importância e a diversidade dos grupos de teatro de animação brasileiros e estrangeiros, bem como os modos de criação, produção, divulgação, circulação e organização da atuação profissional em teatro. A metodologia ativa Gamificação será utilizada para que os alunos criem um mapa de registro de um jogo imaginário sobre o tema, estimulando a criatividade, a colaboração e a autonomia dos estudantes.
    Atividade completa
  8. 8. Aprendizagem Entre Pares:

    Nesta aula, será trabalhado o tema _g__rupos de_ _t__eatro de_ _a__nimação_. Os alunos vão conhecer alguns grupos brasileiros e estrangeiros que utilizam essa técnica em suas apresentações e entender como funciona a criação, produção, divulgação, circulação e organização da atuação profissional em teatro. Para isso, será utilizada a metodologia ativa _Aprendizagem_ _e__ntre_ _p__ares_, na qual os alunos criam um template de avaliação por pares, em que um grupo avalia o outro, contendo critérios de avaliação como organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral.
    Atividade completa

Experimente novos recursos para a aula!

Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!


⭐ Aulas relacionadas

Compartilhar: