Aula sobre Grupos De Teatro De Animacao

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Nesta aula, será trabalhado o tema _g__rupos de_ _t__eatro de_ _a__nimação_. Os alunos vão conhecer alguns grupos brasileiros e estrangeiros que utilizam essa técnica em suas apresentações e entender como funciona a criação, produção, divulgação, circulação e organização da atuação profissional em teatro. Para isso, será utilizada a metodologia ativa _Aprendizagem_ _e__ntre_ _p__ares_, na qual os alunos criam um template de avaliação por pares, em que um grupo avalia o outro, contendo critérios de avaliação como organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e explique como a metodologia ativa _Aprendizagem_ _e__ntre_ _p__ares_ será utilizada na aula.

  2. Etapa 2 - Pesquisa em grupo

    Divida os alunos em grupos e peça que pesquisem sobre um grupo de teatro de animação brasileiro ou estrangeiro. Eles devem buscar informações sobre a história do grupo, suas técnicas de animação, suas apresentações mais famosas, entre outras informações relevantes.

  3. Etapa 3 - Criação do template de avaliação

    Peça que cada grupo crie um template de avaliação por pares, contendo critérios de avaliação como organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral. Forneça um modelo para os alunos se basearem.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos grupos

    Cada grupo deverá apresentar seu grupo de teatro de animação para a turma, utilizando o template de avaliação criado na etapa anterior.

  5. Etapa 5 - Avaliação dos grupos

    Os alunos deverão avaliar os grupos apresentados pelos colegas, utilizando o template de avaliação criado na etapa 3.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Estimule uma discussão sobre as avaliações recebidas e peça que os alunos identifiquem pontos fortes e fracos em suas apresentações.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Encerre a aula fazendo uma reflexão sobre o tema e a metodologia utilizada.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de reconhecer e apreciar artistas e grupos de teatro brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a habilidade de avaliar e dar feedback construtivo.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo.
  • Construção dos argumentos.
  • Apresentação e comunicação.
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a metodologia utilizada.
  • Fornecer modelos e orientações para a criação do template de avaliação.
  • Estimular a participação e a discussão em grupo.
  • Fazer uma reflexão sobre o tema e a metodologia utilizada.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre um grupo de teatro de animação.
  • Criar um template de avaliação por pares.
  • Apresentar o grupo pesquisado para a turma.
  • Avaliar os grupos apresentados pelos colegas.
  • Discutir as avaliações recebidas e identificar pontos fortes e fracos em suas apresentações.