Aula sobre Grupos De Teatro De Animacao

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Nesta aula, os alunos serão apresentados aos grupos de teatro de animação, que utilizam bonecos, fantoches e marionetes para contar histórias e transmitir mensagens. Os alunos serão incentivados a reconhecer e apreciar artistas e grupos de teatro brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas, investigando os modos de criação, produção, divulgação, circulação e organização da atuação profissional em teatro. A metodologia utilizada será o Design Thinking, que estimula a criatividade, a colaboração e a empatia. Para isso, os alunos criarão um mapa de empatia, que os ajudará a compreender melhor as necessidades e desejos do público-alvo dos grupos de teatro de animação.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula e explique o que são grupos de teatro de animação. Em seguida, os alunos assistirão a um vídeo que mostra um grupo de teatro de animação em ação.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Divida os alunos em grupos e peça que criem um mapa de empatia para um público-alvo específico (por exemplo, crianças de 5 a 7 anos). Eles deverão preencher os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos".

  3. Etapa 3 - Pesquisa sobre grupos de teatro de animação

    Peça que os alunos pesquisem sobre grupos de teatro de animação brasileiros e estrangeiros, buscando informações sobre suas histórias, técnicas utilizadas, público-alvo, mensagens transmitidas, entre outros aspectos relevantes.

  4. Etapa 4 - Criação de um roteiro para um espetáculo de teatro de animação

    Com base nas informações obtidas na pesquisa e no mapa de empatia, os alunos criarão um roteiro para um espetáculo de teatro de animação voltado para o público-alvo escolhido. Eles deverão pensar em personagens, cenários, diálogos, mensagens, entre outros elementos. Auxilie-os nesse processo.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos roteiros

    Cada grupo apresentará seu roteiro para a turma, explicando as escolhas feitas e as mensagens transmitidas.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Estimule uma discussão em grupo sobre as semelhanças e diferenças entre os roteiros apresentados, destacando as mensagens transmitidas e as técnicas utilizadas.

  7. Etapa 7 - Reflexão individual

    Peça que os alunos reflitam sobre o que aprenderam na aula e como poderiam aplicar esses conhecimentos em suas vidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de reconhecer e apreciar artistas e grupos de teatro brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas.
  • Estimular a criatividade e a colaboração por meio da metodologia Design Thinking.
  • Desenvolver a empatia dos alunos ao criar um mapa de empatia para um público-alvo específico.
  • Estimular a pesquisa e a reflexão crítica sobre o tema.
  • Desenvolver a habilidade de criar um roteiro para um espetáculo de teatro de animação.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do mapa de empatia.
  • Qualidade da pesquisa realizada sobre grupos de teatro de animação.
  • Criatividade e originalidade na criação do roteiro para um espetáculo de teatro de animação.
  • Clareza e coesão na apresentação do roteiro.
  • Reflexão crítica sobre o tema.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula de forma clara e objetiva.
  • Estimular a participação ativa dos alunos em todas as etapas da aula.
  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia e na pesquisa sobre grupos de teatro de animação.
  • Estimular a criatividade e a originalidade na criação do roteiro para um espetáculo de teatro de animação.
  • Promover a reflexão crítica sobre o tema.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação do mapa de empatia.
  • Realizar uma pesquisa de qualidade sobre grupos de teatro de animação.
  • Criar um roteiro criativo e original para um espetáculo de teatro de animação.
  • Apresentar o roteiro de forma clara e coesa.
  • Refletir criticamente sobre o tema.