Aula sobre Grupos De Teatro De Animacao

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Nesta aula, os alunos irão aprender sobre grupos de teatro de animação, reconhecendo e apreciando artistas e grupos brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas. É importante apresentar exemplos de grupos de teatro de animação, como o Grupo Giramundo e o Grupo Sobrevento, e explicar como eles utilizam técnicas de animação para contar histórias. O tema será trabalhado com a metodologia ativa _Sala de_ _a__ula_ _i__nvertida_, na qual os alunos criarão um mapa conceitual para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique como ele será trabalhado com a metodologia ativa _Sala de_ _a__ula_ _i__nvertida_. Entregue aos alunos um roteiro com as instruções para a atividade.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Em grupos, peça que os alunos pesquisem sobre grupos de teatro de animação e escolham um grupo para estudar. Eles deverão encontrar informações sobre a história do grupo, as técnicas de animação utilizadas e as principais produções.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Peça que os alunos criem um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Eles deverão utilizar as informações pesquisadas para preencher o mapa.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais

    Os alunos irão apresentar seus mapas conceituais para a turma, explicando a ideia central e as sub-ideias escolhidas. Incentive a participação e a troca de ideias entre os alunos.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Estimule uma discussão em grupo sobre as semelhanças e diferenças entre os grupos de teatro de animação estudados. Incentive a reflexão crítica dos alunos.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Avalie a participação dos alunos na atividade e a qualidade dos mapas conceituais apresentados.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula reforçando os principais pontos discutidos e incentivando os alunos a continuarem pesquisando sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer e apreciar artistas e grupos de teatro brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas.
  • Estimular a pesquisa e a reflexão crítica dos alunos sobre o tema.
  • Incentivar a participação e a troca de ideias entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na atividade.
  • Qualidade do mapa conceitual criado.
  • Reflexão crítica sobre os grupos de teatro de animação estudados.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e explicar como ele será trabalhado com a metodologia ativa Sala de Aula Invertida.
  • Mediar a discussão em grupo e incentivar a reflexão crítica dos alunos.
  • Avaliar a participação dos alunos na atividade e a qualidade dos mapas conceituais apresentados.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre grupos de teatro de animação e escolher um grupo para estudar.
  • Criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
  • Apresentar o mapa conceitual para a turma, explicando a ideia central e as sub-ideias escolhidas.