Aula sobre Grupos E Artistas Mpb

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


A Música Popular Brasileira (MPB) é um gênero musical que surgiu no Brasil na década de 1960. Ela é resultado da mistura de diversos ritmos, como samba, bossa nova, jazz, rock e outros. A MPB é um importante patrimônio cultural do país e muitos artistas e grupos contribuíram para o seu desenvolvimento.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema e formação dos grupos (1 aula)

    \- Apresentação do tema e dos objetivos da atividade.

    \- Formação dos grupos e escolha dos artistas/grupos de MPB que serão pesquisados.


  2. Etapa 2 - Pesquisa (2 aulas)

    \- Realização da pesquisa sobre o artista/grupo escolhido.

    \- Levantamento de informações sobre sua história, principais obras e contribuição para a MPB.


  3. Etapa 3 - Elaboração do projeto (2 aulas)

    \- Elaboração do projeto que apresente as informações coletadas.

    \- Utilização de recursos como cartazes, desenhos, maquetes, entre outros.


  4. Etapa 4 - Apresentação dos projetos (2 aulas)

    \- Apresentação dos projetos para a turma, utilizando o template de avaliação por pares.

    \- Avaliação dos desempenhos dos outros grupos conforme os critérios estabelecidos.


  5. Etapa 5 - Reflexão e discussão (1 aula)

    \- Reflexão sobre a atividade e discussão sobre a importância da MPB para a cultura brasileira.

    Observação: O tempo de cada etapa pode variar conforme o ritmo da turma e a disponibilidade de recursos.


Intencionalidades pedagógicas

  • Reconhecer e apreciar o papel de músicos e grupos de música brasileiros e estrangeiros que contribuíram para o desenvolvimento de formas e gêneros musicais.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa, organização e comunicação oral.
  • Estimular a criatividade e a expressão artística.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo: como o grupo se organizou para realizar a atividade.
  • Construção dos argumentos: qualidade dos argumentos apresentados pelo grupo.
  • Apresentação e comunicação: clareza e objetividade na apresentação oral.
  • Desempenho geral: avaliação geral do desempenho do grupo.
  • Participação: envolvimento e colaboração dos alunos durante a atividade.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e os objetivos da atividade.
  • Orientar os alunos na escolha dos grupos e dos artistas/grupos de MPB que serão pesquisados.
  • Auxiliar os alunos na elaboração do template de avaliação por pares.
  • Acompanhar e orientar os grupos durante a pesquisa e elaboração do projeto.
  • Avaliar o desempenho dos alunos conforme os critérios estabelecidos.

Ações do aluno

  • Organizar-se em grupos e escolher um artista/grupo de MPB para pesquisar.
  • Realizar a pesquisa sobre o artista/grupo escolhido, levantando informações sobre sua história, principais obras e contribuição para a MPB.
  • Elaborar um projeto que apresente as informações coletadas, utilizando recursos analógicos, como cartazes, desenhos, maquetes, entre outros.
  • Apresentar o projeto para a turma, utilizando o template de avaliação por pares.
  • Avaliar o desempenho dos outros grupos conforme os critérios estabelecidos.