Aula sobre Grupos E Artistas Mpb
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
- Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.
A Música Popular Brasileira (MPB) é um gênero musical que surgiu no Brasil na década de 1960. Ela é resultado da mistura de diversos ritmos, como samba, bossa nova, jazz, rock e outros. A MPB é um importante patrimônio cultural do país e muitos artistas e grupos contribuíram para o seu desenvolvimento.
Etapa 1 - Apresentação do tema e formação dos grupos (1 aula)
\- Apresentação do tema e dos objetivos da atividade.\- Formação dos grupos e escolha dos artistas/grupos de MPB que serão pesquisados.
Etapa 2 - Pesquisa (2 aulas)
\- Realização da pesquisa sobre o artista/grupo escolhido.\- Levantamento de informações sobre sua história, principais obras e contribuição para a MPB.
Etapa 3 - Elaboração do projeto (2 aulas)
\- Elaboração do projeto que apresente as informações coletadas.\- Utilização de recursos como cartazes, desenhos, maquetes, entre outros.
Etapa 4 - Apresentação dos projetos (2 aulas)
\- Apresentação dos projetos para a turma, utilizando o template de avaliação por pares.\- Avaliação dos desempenhos dos outros grupos conforme os critérios estabelecidos.
Etapa 5 - Reflexão e discussão (1 aula)
\- Reflexão sobre a atividade e discussão sobre a importância da MPB para a cultura brasileira.Observação: O tempo de cada etapa pode variar conforme o ritmo da turma e a disponibilidade de recursos.
Intencionalidades pedagógicas
- Reconhecer e apreciar o papel de músicos e grupos de música brasileiros e estrangeiros que contribuíram para o desenvolvimento de formas e gêneros musicais.
- Desenvolver habilidades de pesquisa, organização e comunicação oral.
- Estimular a criatividade e a expressão artística.
Critérios de avaliação
- Organização do grupo: como o grupo se organizou para realizar a atividade.
- Construção dos argumentos: qualidade dos argumentos apresentados pelo grupo.
- Apresentação e comunicação: clareza e objetividade na apresentação oral.
- Desempenho geral: avaliação geral do desempenho do grupo.
- Participação: envolvimento e colaboração dos alunos durante a atividade.
Ações do professor
- Apresentar o tema e os objetivos da atividade.
- Orientar os alunos na escolha dos grupos e dos artistas/grupos de MPB que serão pesquisados.
- Auxiliar os alunos na elaboração do template de avaliação por pares.
- Acompanhar e orientar os grupos durante a pesquisa e elaboração do projeto.
- Avaliar o desempenho dos alunos conforme os critérios estabelecidos.
Ações do aluno
- Organizar-se em grupos e escolher um artista/grupo de MPB para pesquisar.
- Realizar a pesquisa sobre o artista/grupo escolhido, levantando informações sobre sua história, principais obras e contribuição para a MPB.
- Elaborar um projeto que apresente as informações coletadas, utilizando recursos analógicos, como cartazes, desenhos, maquetes, entre outros.
- Apresentar o projeto para a turma, utilizando o template de avaliação por pares.
- Avaliar o desempenho dos outros grupos conforme os critérios estabelecidos.