Aula sobre Grupos E Artistas Mpb

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


A música popular brasileira (MPB) é um gênero musical que se desenvolveu no Brasil a partir da década de 1960, reunindo diversos estilos e influências musicais. Ela é considerada uma das principais expressões culturais do país, tendo contribuído para a formação da identidade brasileira. Nesta aula, os alunos irão conhecer alguns dos principais grupos e artistas da MPB, identificando suas características e influências. Para isso, será utilizada a metodologia ativa _Cultura Maker_, na qual os alunos criarão um diário de bordo em grupo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução, para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Apresentação da MPB

    Apresente aos alunos um breve histórico da música popular brasileira, destacando seus principais gêneros e artistas. Em seguida, mostre alguns clipes musicais de artistas da MPB, como Chico Buarque, Elis Regina e Gilberto Gil. Em seguida, apresente o diário de bordo aos alunos para ser utilizado nas próximas etapas.

  2. Etapa 2 - Identificação de grupos e artistas

    Divida os alunos em grupos e cada grupo irá pesquisar sobre um grupo ou artista da MPB, identificando suas principais características, influências e contribuições para a música brasileira. Eles deverão registrar suas pesquisas em um diário de bordo.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos grupos e artistas

    Cada grupo irá apresentar suas pesquisas para a turma, utilizando recursos audiovisuais, como vídeos e imagens, para ilustrar as características e influências do grupo ou artista escolhido.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, os alunos irão discutir em grupo sobre as semelhanças e diferenças entre os grupos e artistas da MPB apresentados. Eles deverão registrar suas conclusões no diário de bordo.

  5. Etapa 5 - Criação de uma música

    Os alunos irão criar uma música em grupo, utilizando as influências e características dos grupos e artistas da MPB apresentados. Eles deverão registrar o processo de criação no diário de bordo. Oriente-os e auxilie-os durante o processo.

  6. Etapa 6 - Apresentação da música

    Cada grupo irá apresentar a música criada para a turma, utilizando instrumentos musicais e/ou recursos audiovisuais para ilustrar o processo de criação.

  7. Etapa 7 - Reflexão final

    Conduza uma reflexão final com os alunos, destacando a importância da música popular brasileira para a formação da identidade cultural do país. Os alunos deverão registrar suas reflexões no diário de bordo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer e apreciar o papel de músicos e grupos de música brasileiros e estrangeiros que contribuíram para o desenvolvimento de formas e gêneros musicais.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos na criação de uma música em grupo.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em registrar e refletir sobre o processo de aprendizagem.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades em grupo.
  • Qualidade das pesquisas e apresentações dos grupos e artistas da MPB.
  • Criatividade e qualidade da música criada em grupo.
  • Registro adequado do processo de criação no diário de bordo.
  • Reflexão final sobre a importância da música popular brasileira.

Ações do professor

  • Apresentar um breve histórico da MPB e seus principais gêneros e artistas.
  • Orientar os alunos na pesquisa sobre grupos e artistas da MPB.
  • Conduzir as discussões em grupo e a reflexão final.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos na criação da música em grupo.
  • Avaliar o desempenho dos alunos nas atividades propostas.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo.
  • Realizar pesquisas sobre grupos e artistas da MPB.
  • Criar uma música em grupo, utilizando as influências e características dos grupos e artistas da MPB apresentados.
  • Registrar adequadamente o processo de criação no diário de bordo.
  • Refletir sobre a importância da música popular brasileira.