Aula sobre Grupos E Artistas Mpb

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A MPB (Música Popular Brasileira) é um gênero musical que surgiu na década de 1960 e é caracterizado pela mistura de diversos ritmos brasileiros, como samba, bossa nova, baião, entre outros. A MPB é marcada pela presença de grandes artistas e grupos musicais que contribuíram para o desenvolvimento do gênero e para a cultura brasileira.

  1. Etapa 1 - Entender

    O professor irá apresentar aos alunos um panorama da MPB, destacando os principais artistas e grupos musicais que contribuíram para o desenvolvimento do gênero. Os alunos serão incentivados a fazer perguntas e a compartilhar suas impressões sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo irá escolher um artista ou grupo musical da MPB para pesquisar e estudar. Eles deverão fazer um esboço com as principais informações sobre o artista ou grupo escolhido, como nome, história, principais músicas, entre outros.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Cada grupo irá apresentar seu esboço para a turma e, em conjunto, decidirão quais artistas e grupos serão aprofundados na atividade. O objetivo é que todos os grupos estudem diferentes artistas e grupos musicais para que a turma tenha um panorama completo da MPB.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Cada grupo irá criar um cartaz ou uma apresentação em papel com as principais informações sobre o artista, ou grupo musical escolhido. Eles deverão utilizar imagens, textos e outros recursos para tornar a apresentação mais interessante e envolvente.

  5. Etapa 5 - Testar

    Cada grupo irá apresentar seu cartaz ou apresentação para a turma e, em conjunto, irão avaliar as apresentações dos colegas. O objetivo é que os alunos aprendam entre si e que a turma tenha um panorama completo da MPB.

  6. Etapa 6 - Refletir

    O professor irá conduzir uma reflexão sobre a importância da MPB para a cultura brasileira e para o desenvolvimento de formas e gêneros musicais. Os alunos serão incentivados a compartilhar suas impressões e a fazer conexões com outras áreas do conhecimento.

  7. Etapa 7 - Aplicar

    Os alunos serão incentivados a aplicar o que aprenderam em suas vidas cotidianas, ouvindo mais músicas da MPB e buscando conhecer mais sobre a cultura brasileira.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de reconhecer e apreciar o papel de músicos e grupos de música brasileiros e estrangeiros que contribuíram para o desenvolvimento de formas e gêneros musicais.
  • Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
  • Desenvolver a capacidade de trabalhar em grupo e de compartilhar conhecimentos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Qualidade das apresentações dos grupos.
  • Capacidade de reflexão e de fazer conexões com outras áreas do conhecimento.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Conduzir reflexões e debates sobre o tema.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Trabalhar em grupo de forma colaborativa.
  • Apresentar as informações de forma clara e objetiva.