Aula sobre Grupos E Artistas Mpb

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


A MPB (Música Popular Brasileira) é um gênero musical que surgiu na década de 1960, em meio ao movimento cultural conhecido como Tropicália. A MPB é caracterizada pela mistura de elementos da música brasileira tradicional com influências da música internacional.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    O professor irá apresentar o tema da aula e explicar o que é a MPB, sua origem e principais características.

  2. Etapa 2 - Estudo de caso

    O professor irá apresentar um estudo de caso sobre um grupo ou artista da MPB, destacando sua contribuição para o desenvolvimento da música brasileira.

  3. Etapa 3 - Criação do infográfico

    Os alunos irão criar um infográfico sobre o grupo ou artista da MPB do estudo de caso, destacando sua contribuição para o desenvolvimento da música brasileira.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos infográficos

    Os alunos irão apresentar os infográficos criados para a turma.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo sobre a contribuição dos grupos e artistas da MPB para o desenvolvimento da música brasileira.

  6. Etapa 6 - Reflexão individual

    Os alunos irão fazer uma reflexão individual sobre o que aprenderam na aula.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    O professor irá encerrar a aula, destacando os principais pontos abordados e a importância da MPB para a cultura brasileira.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer e apreciar o papel de músicos e grupos de música brasileiros e estrangeiros que contribuíram para o desenvolvimento de formas e gêneros musicais.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe.
  • Desenvolver a capacidade de pesquisa e análise crítica.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em apresentar informações de forma clara e objetiva.
  • Estimular a capacidade de análise crítica.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante a aula.
  • Qualidade do trabalho em equipe na criação do infográfico.
  • Clareza e organização das informações apresentadas no infográfico.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e explicar as principais características da MPB.
  • Orientar os alunos na criação do infográfico.
  • Estimular a participação e a colaboração dos alunos durante a aula.
  • Encerrar a aula, destacando os principais pontos abordados e a importância da MPB para a cultura brasileira.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da aula, fazendo perguntas e contribuindo com ideias.
  • Trabalhar em equipe na criação do infográfico.
  • Realizar pesquisas sobre os grupos e artistas da MPB.
  • Sintetizar as informações sobre o grupo ou artista escolhido.
  • Apresentar o infográfico criado para a turma.