Aula sobre Grupos E Artistas Mpb
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
Objetivo:
Desenvolver a habilidade dos alunos em "Reconhecer e apreciar o papel de músicos e grupos de música brasileiros e estrangeiros que contribuíram para o desenvolvimento de formas e gêneros musicais.".
Etapa 1 - Introdução (10 minutos)
\- O professor irá apresentar o tema da aula e explicar a metodologia ativa que será utilizada: gamificação.\- O professor irá explicar o que é um jogo e como ele pode ser utilizado para tornar a aula mais envolvente e didática.
\- O professor irá apresentar o objetivo da atividade: criar um mapa de registro de um jogo sobre grupos e artistas da MPB.
Etapa 2 - Brainstorm (10 minutos)
\- O professor irá pedir aos alunos que, em grupos, façam um brainstorm de ideias para o jogo.\- O professor irá fornecer um modelo de mapa de registro para que os alunos possam se basear.
Etapa 3 - Definição do Jogo (20 minutos)
\- Cada grupo irá escolher uma ideia para o jogo e irá preencher o mapa de registro com as informações necessárias.\- O professor irá circular pela sala para tirar dúvidas e auxiliar os alunos.
Etapa 4 - Apresentação dos Jogos (30 minutos)
\- Cada grupo irá apresentar seu jogo para a turma.\- O professor irá avaliar cada jogo conforme os critérios estabelecidos.
Etapa 5 - Votação (10 minutos)
\- Os alunos irão votar no jogo que consideram mais engajador e que será um sucesso.Etapa 6 - Discussão (20 minutos)
\- O professor irá conduzir uma discussão sobre os grupos e artistas da MPB que foram mencionados nos jogos.\- Os alunos irão compartilhar o que aprenderam sobre os grupos e artistas.
Etapa 7 - Encerramento (10 minutos)
\- O professor irá encerrar a aula reforçando os principais pontos abordados e agradecendo a participação dos alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a criatividade e a capacidade de trabalhar em grupo.
- Estimular a pesquisa e a curiosidade sobre a música brasileira.
- Desenvolver a habilidade de reconhecer e apreciar a contribuição de grupos e artistas para a música brasileira.
Critérios de avaliação
- Originalidade e criatividade do jogo.
- Clareza e objetividade das informações contidas no mapa de registro.
- Coerência entre os elementos do jogo (objetivo, desafios, níveis, esquema de recompensas).
Ações do professor
- Explicar a metodologia ativa utilizada.
- Fornecer um modelo de mapa de registro.
- Auxiliar os alunos na criação dos jogos.
- Avaliar os jogos conforme os critérios estabelecidos.
- Conduzir a discussão sobre os grupos e artistas da MPB.
Ações do aluno
- Participar do brainstorm em grupo.
- Escolher uma ideia para o jogo.
- Preencher o mapa de registro com as informações necessárias.
- Apresentar o jogo para a turma.
- Votar no jogo que consideram mais engajador.