Aula sobre Grupos E Artistas Mpb

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A música popular brasileira (MPB) é um gênero musical que surgiu na década de 1960, e é caracterizado pela mistura de ritmos e estilos musicais brasileiros, como o samba, a bossa nova e o rock.

Objetivo:

Desenvolver a habilidade dos alunos em "Reconhecer e apreciar o papel de músicos e grupos de música brasileiros e estrangeiros que contribuíram para o desenvolvimento de formas e gêneros musicais.".


  1. Etapa 1 - Introdução (10 minutos)

    \- O professor irá apresentar o tema da aula e explicar a metodologia ativa que será utilizada: gamificação.

    \- O professor irá explicar o que é um jogo e como ele pode ser utilizado para tornar a aula mais envolvente e didática.

    \- O professor irá apresentar o objetivo da atividade: criar um mapa de registro de um jogo sobre grupos e artistas da MPB.


  2. Etapa 2 - Brainstorm (10 minutos)

    \- O professor irá pedir aos alunos que, em grupos, façam um brainstorm de ideias para o jogo.

    \- O professor irá fornecer um modelo de mapa de registro para que os alunos possam se basear.


  3. Etapa 3 - Definição do Jogo (20 minutos)

    \- Cada grupo irá escolher uma ideia para o jogo e irá preencher o mapa de registro com as informações necessárias.

    \- O professor irá circular pela sala para tirar dúvidas e auxiliar os alunos.


  4. Etapa 4 - Apresentação dos Jogos (30 minutos)

    \- Cada grupo irá apresentar seu jogo para a turma.

    \- O professor irá avaliar cada jogo conforme os critérios estabelecidos.


  5. Etapa 5 - Votação (10 minutos)

    \- Os alunos irão votar no jogo que consideram mais engajador e que será um sucesso.

  6. Etapa 6 - Discussão (20 minutos)

    \- O professor irá conduzir uma discussão sobre os grupos e artistas da MPB que foram mencionados nos jogos.

    \- Os alunos irão compartilhar o que aprenderam sobre os grupos e artistas.


  7. Etapa 7 - Encerramento (10 minutos)

    \- O professor irá encerrar a aula reforçando os principais pontos abordados e agradecendo a participação dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a criatividade e a capacidade de trabalhar em grupo.
  • Estimular a pesquisa e a curiosidade sobre a música brasileira.
  • Desenvolver a habilidade de reconhecer e apreciar a contribuição de grupos e artistas para a música brasileira.

Critérios de avaliação

  • Originalidade e criatividade do jogo.
  • Clareza e objetividade das informações contidas no mapa de registro.
  • Coerência entre os elementos do jogo (objetivo, desafios, níveis, esquema de recompensas).

Ações do professor

  • Explicar a metodologia ativa utilizada.
  • Fornecer um modelo de mapa de registro.
  • Auxiliar os alunos na criação dos jogos.
  • Avaliar os jogos conforme os critérios estabelecidos.
  • Conduzir a discussão sobre os grupos e artistas da MPB.

Ações do aluno

  • Participar do brainstorm em grupo.
  • Escolher uma ideia para o jogo.
  • Preencher o mapa de registro com as informações necessárias.
  • Apresentar o jogo para a turma.
  • Votar no jogo que consideram mais engajador.