Aula sobre Grupos E Artistas Mpb
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A música popular brasileira (MPB) é um gênero musical que surgiu na década de 1960, marcando um momento de grande efervescência cultural no país. A MPB é caracterizada pela mistura de ritmos e estilos musicais, como samba, bossa nova, jazz, rock, entre outros.
Objetivo:
Desenvolver a habilidade dos alunos em "Reconhecer e apreciar o papel de músicos e grupos de música brasileiros e estrangeiros que contribuíram para o desenvolvimento de formas e gêneros musicais."
Etapa 1 - Preparação
O professor deve selecionar alguns grupos e artistas da MPB para apresentar aos alunos. É importante escolher artistas que representem diferentes estilos musicais e épocas. O professor deve preparar uma lista com os nomes dos artistas e disponibilizar para os alunos.Etapa 2 - Estudo em casa
Os alunos devem pesquisar sobre os artistas selecionados pelo professor e criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. O mapa conceitual deve ser entregue ao professor na próxima aula.Etapa 3 - Apresentação dos mapas conceituais
Na próxima aula, os alunos devem apresentar seus mapas conceituais para a turma. Cada aluno terá 5 minutos para apresentar seu mapa.Etapa 4 - Discussão em grupo
Após as apresentações, os alunos devem se reunir em grupos para discutir as semelhanças e diferenças entre os artistas apresentados. Cada grupo deve escolher um artista para aprofundar o estudo.Etapa 5 - Estudo em casa
Os grupos devem pesquisar sobre o artista escolhido e criar um texto de no máximo 1 página com as informações mais relevantes sobre sua carreira e sua contribuição para a MPB. O texto deve ser entregue ao professor na próxima aula.Etapa 6 - Apresentação dos textos
Na próxima aula, os grupos devem apresentar seus textos para a turma. Cada grupo terá 5 minutos para apresentar seu texto.Etapa 7 - Conclusão
O professor deve fazer uma breve conclusão sobre a importância dos artistas estudados para a cultura brasileira. Os alunos devem ser estimulados a compartilhar suas opiniões e impressões sobre o tema.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a capacidade de pesquisa e seleção de informações relevantes.
- Estimular a curiosidade e o interesse dos alunos pelo tema.
- Desenvolver a habilidade de síntese e organização de informações.
Critérios de avaliação
- Clareza e organização do mapa conceitual.
- Relevância e profundidade das informações apresentadas.
- Correção ortográfica e gramatical.
- Domínio do conteúdo apresentado.
- Relevância e profundidade das informações apresentadas.
Ações do professor
- Disponibilizar a lista de artistas para os alunos.
- Orientar os alunos sobre como criar um mapa conceitual.
- Esclarecer dúvidas dos alunos.
- Organizar a apresentação dos mapas conceituais.
- Estimular a participação e o interesse dos alunos.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre os artistas selecionados.
- Criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
- Discutir em grupo as semelhanças e diferenças entre os artistas apresentados.
- Escolher um artista para aprofundar o estudo.
- Apresentar seus textos para a turma.