Aula sobre Grupos E Artistas Mpb

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A música popular brasileira (MPB) é um gênero musical que surgiu na década de 1960, marcando um momento de grande efervescência cultural no país. A MPB é caracterizada pela mistura de ritmos e estilos musicais, como samba, bossa nova, jazz, rock, entre outros.

Objetivo:

Desenvolver a habilidade dos alunos em "Reconhecer e apreciar o papel de músicos e grupos de música brasileiros e estrangeiros que contribuíram para o desenvolvimento de formas e gêneros musicais."


  1. Etapa 1 - Preparação

    O professor deve selecionar alguns grupos e artistas da MPB para apresentar aos alunos. É importante escolher artistas que representem diferentes estilos musicais e épocas. O professor deve preparar uma lista com os nomes dos artistas e disponibilizar para os alunos.

  2. Etapa 2 - Estudo em casa

    Os alunos devem pesquisar sobre os artistas selecionados pelo professor e criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. O mapa conceitual deve ser entregue ao professor na próxima aula.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos mapas conceituais

    Na próxima aula, os alunos devem apresentar seus mapas conceituais para a turma. Cada aluno terá 5 minutos para apresentar seu mapa.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, os alunos devem se reunir em grupos para discutir as semelhanças e diferenças entre os artistas apresentados. Cada grupo deve escolher um artista para aprofundar o estudo.

  5. Etapa 5 - Estudo em casa

    Os grupos devem pesquisar sobre o artista escolhido e criar um texto de no máximo 1 página com as informações mais relevantes sobre sua carreira e sua contribuição para a MPB. O texto deve ser entregue ao professor na próxima aula.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos textos

    Na próxima aula, os grupos devem apresentar seus textos para a turma. Cada grupo terá 5 minutos para apresentar seu texto.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    O professor deve fazer uma breve conclusão sobre a importância dos artistas estudados para a cultura brasileira. Os alunos devem ser estimulados a compartilhar suas opiniões e impressões sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a capacidade de pesquisa e seleção de informações relevantes.
  • Estimular a curiosidade e o interesse dos alunos pelo tema.
  • Desenvolver a habilidade de síntese e organização de informações.

Critérios de avaliação

  • Clareza e organização do mapa conceitual.
  • Relevância e profundidade das informações apresentadas.
  • Correção ortográfica e gramatical.
  • Domínio do conteúdo apresentado.
  • Relevância e profundidade das informações apresentadas.

Ações do professor

  • Disponibilizar a lista de artistas para os alunos.
  • Orientar os alunos sobre como criar um mapa conceitual.
  • Esclarecer dúvidas dos alunos.
  • Organizar a apresentação dos mapas conceituais.
  • Estimular a participação e o interesse dos alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre os artistas selecionados.
  • Criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
  • Discutir em grupo as semelhanças e diferenças entre os artistas apresentados.
  • Escolher um artista para aprofundar o estudo.
  • Apresentar seus textos para a turma.