Aula sobre Grupos E Artistas Samba E Pagode

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Nesta aula, vamos explorar a música brasileira, mais especificamente o samba e o pagode. Vamos aprender sobre a história desses gêneros musicais, seus principais artistas e grupos, e como eles contribuíram para a cultura brasileira. Além disso, vamos utilizar a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, na qual os alunos criarão um template de avaliação por pares, para avaliar o desempenho de seus colegas em relação aos critérios estabelecidos. Essa atividade tem como objetivo desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer e apreciar o papel de músicos e grupos de música brasileiros e estrangeiros que contribuíram para o desenvolvimento de formas e gêneros musicais.

  1. Etapa 1 - Introdução (10 minutos)

    Professor, apresente o tema da aula e contextualize o samba e o pagode na cultura brasileira. Em seguida, o faça uma breve apresentação dos principais artistas e grupos desses gêneros musicais.

  2. Etapa 2 - Pesquisa em grupo (30 minutos)

    Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo receberá um artista ou grupo de samba ou pagode para pesquisar. Eles deverão buscar informações sobre a história, as principais músicas e a contribuição para a cultura brasileira. Disponibilize materiais para pesquisa, como livros, revistas e acesso à internet.

  3. Etapa 3 - Apresentação em grupo (20 minutos)

    Cada grupo deverá apresentar as informações coletadas sobre o artista ou grupo que pesquisou. Eles deverão utilizar recursos audiovisuais, como vídeos e músicas, para enriquecer a apresentação.

  4. Etapa 4 - Criação do template de avaliação por pares (20 minutos)

    Os alunos deverão criar um template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5.

  5. Etapa 5 - Apresentação e avaliação por pares (40 minutos)

    Cada grupo deverá apresentar novamente, agora sendo avaliado pelos demais grupos de acordo com o template criado na etapa anterior. Cada grupo deverá receber feedback dos demais grupos e do professor.

  6. Etapa 6 - Reflexão final (10 minutos)

    Conduza uma reflexão final sobre a atividade, destacando os principais aprendizados e a importância da música brasileira na cultura do país.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer e apreciar o papel de músicos e grupos de música brasileiros e estrangeiros que contribuíram para o desenvolvimento de formas e gêneros musicais.
  • Estimular a pesquisa e a apresentação oral dos alunos.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e avaliar o desempenho dos colegas.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo
  • Construção dos argumentos
  • Apresentação e comunicação
  • Desempenho geral

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e contextualizar o samba e o pagode na cultura brasileira.
  • Fornecer materiais para pesquisa, como livros, revistas e acesso à internet.
  • Conduzir a atividade de criação do template de avaliação por pares.
  • Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedback.

Ações do aluno

  • Pesquisar em grupo sobre um artista ou grupo de samba ou pagode.
  • Apresentar as informações coletadas sobre o artista ou grupo que pesquisou.
  • Criar um template de avaliação por pares.
  • Avaliar o desempenho dos colegas de acordo com o template criado.